terça-feira, 28 de dezembro de 2010




De beco em beco... o da Fome

* Por José Calvino de Andrade Lima


O Recife tem seus becos famosos: do Veado, do Marroquim, da Carioca, do Cirigado e o da Fome. Quem não conhece o afamado Beco da Fome, no Centro da cidade, não conhece o Recife! Pois é lá que encontramos de tudo: música, futebol, literatura... é também de uso público e liga a Rua 7 de Setembro à Rua do Hospício, sendo o mais animado e popular beco do Brasil.
Infelizmente, o Beco da Fome nunca foi assistido pelos órgãos públicos e ainda não dispõe de calçamento, saneamento etc. Uma placa sequer com o nome oficial não tem e ele nem é registrado no cadastro dos logradouros da Prefeitura da Cidade do Recife.
O Beco da Fome fica à mercê dos condôminos dos edifícios Pirapama, Capitólio e João Murilo. A baderna e a esculhambação são grandes. E para afugentar os freqüentadores dos botequins e transeuntes, alguns moradores maléficos jogam das janelas dos edifícios fezes, urinas, garrafas e outras porcarias mais, afastando o público do famoso beco.
Nota: Em 27/09/2009, uma equipe da Diretoria de Controle Urbano do Recife (Dircon) retirou toda a coberta do "Beco...". A coberta foi retirada, por conta da falta de segurança. A falta de manutenção da área foi a causa principal da retirada (Foi diagnosticado que havia riscos de desabamento).

* Escritor, poeta e teatrólogo

5 comentários:

  1. Calvino

    Acho tão bonitos esses nomes que o povo dá aos lugares: Beco da Fome, Afogados, Aflitos...Há tantos nomes bonitos no Recife...Tomara que não troquem por nomes de pessoas, como Manuel Bandeira alertou um dia.E agora? O Beco da Fome vai deixar de existir? tomara que não!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Aqui no Rio cada canto, beco, viela tem um nome
    alguns bem peculiares...mas todos cheios de vida.
    Então...vida longa ao Beco da Fome!
    Beijão Zé!
    Feliz Ano Novo pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Núbia e Riso,

    Obrigado! Desejo tudo o que for de melhor para vcs e, para os demais do Literário, em 2011 e sempre!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Alguns locais se tornam antológicos e a fama se faz sentir por motivos variados, tornando-se maior do que o lugar. Pelo visto o logradouro tornou-se um personagem. Gostaria de saber mais sobre ele.

    ResponderExcluir
  5. Grato por seu comentário, Mara.
    Segue uma estrofe do "Beco da Fome":
    Antigamente era Beco da Fama/Porque era afamado/Sem importar a Glória/Daí em diante, o Beco/Ficou mais conhecido como:/ "Beco da Fome".
    Feliz Ano Novo para todaos!

    ResponderExcluir