terça-feira, 7 de agosto de 2018

O Congresso é de quem? - Emanuel Medeiros Vieira


O Congresso é de quem?


* Por Emanuel Medeiros Vieira


Segundo Mariliz Pereira Jorge, diante da nítida falta de entendimento que milhões de pessoas passaram a demonstrar “à medida que as redes sociais democratizaram a opinião”, passamos a falar mais de política do que de futebol, “mas estamos longe de ser um povo politizado”.

O que é, geralmente, dito? “Eu acho” – tudo de muito “opiniático” e fruto de escassa leitura.

Não deveríamos nos surpreender.

SEGUNDO MARILIZ, SÓ OITO PO CENTO DAS PESSOAS COM IDADE PARA TRABALHAR CONSEGUEM COMPREENDER E SE EXPRESSAR NO NÍVEL MAIS ALTO.

Na área de educação, 40 por cento dos profissionais têm nível intermediário de alfabetismo.

O dados colhidos no artigo de Mariliz Pereira Jorge, foram obtidos do Instituto Paulo Montenegro em parceria com a ONG Ação Educativa.

QUASE METADE DA POPULAÇÃO NÃO LÊ E 39 POR CENTRO NUNCA COMPRARAM UM LIVRO.

POR OUTRO LADO, OS BRASILEIROS APARECEM EM PRIMEIRO LUGAR NAS LISTAS DOS QUE PASSAM MAIS TEMPO NAS REDES SOCIAIS (ou anti sociais?).

Repito: 39 por cento dos brasileiros nunca compraram um livro.
“Com esses dados é mais fácil entender de onde saíram os congressistas que nos representam e tentar aceitar que a mudança almejada a partir da eleição não acontecerá”, na avaliação REALISTA E NÃO PESSIMISTA – POR FAVOR) da articulista.

O título do seu artigo é – de uma lucidez corrosiva –”O CONGRESSO SOMOS NÓS”.


(Brasília, agosto de 2018)


* Romancista, contista, novelista e poeta catarinense, residente em Brasília, autor de livros como “Olhos azuis – ao sul do efêmero”, “Cerrado desterro”, “Meus mortos caminham comigo nos domingos de verão”, “Metônia” e “O homem que não amava simpósios”, entre outros. Foi indicado ao Prêmio Nobel de Literatura de 2018.





Nenhum comentário:

Postar um comentário