terça-feira, 7 de agosto de 2018

Nasce um livro - Euclides Farias


Nasce um livro

* Por Euclides Farias

Escrevo crônicas. As primeiras foram publicadas sem regularidade alguma nos anos 1980 e 1990 no jornal O Liberal, onde trabalhei. Depois, em 2000, num duplo prêmio, ganhei espaços preciosos para escrever regionalmente no pioneiro site AmapáBusca, do Chico Terra, e com alcance nacional sendo colunista fixo da seção Literário, do site paulista Comunique-se, devotado a jornalistas.

De lá para cá, venho me divertindo com as histórias que crio ou relato. Escrever é divertir-se. Essa brincadeira produziu um punhado de crônicas. Decidi há algum tempo lançar um livro. Meu amigo de longa jornada JBosco Azevedo, mestre na arte de deixar o mundo melhor com seu talento incomum à charge e ao riso, topou ilustrar o livro. Como um piloto que faz bem mil coisas em pleno voo durante uma emergência, o ocupadíssimo JBosco foi ilustrando boa parte dos textos mal saíam do computador. Há crônicas recentíssimas e outras escritas há mais tempo.

Resulta daí uma reunião de crônicas já ilustradas para submeter ao crivo de um editor. Minha mulher, Daniele Almeida, compilou nos últimos dias os originais das histórias que pré-escolhi para levar ao honroso exame do poeta, professor, pesquisador e ensaísta Paulo Nunes, da cadeira de Literatura Brasileira da Universidade da Amazônia. Para minha imensa alegria e gratidão, Paulo lançou o seu olhar de mecenas sobre minhas crônicas e viu ali algo de valor literário. Ele será também - Ô sorte! - prefaciador do livro.

É o meu primeiro livro. Ele chega outonal talvez, no limiar dos 60 anos, que completo em novembro. Mas a sensação da publicação tardiamente se dissipa quando lembro do que me disse um amigo: “Quem viveu mais viu mais, amou mais, se emocionou mais e tem mais histórias para contar”.


* Jornalista da Amazônia. Trabalha em O Liberal. Trabalhou em A Província do Pará, Agência Nacional dos Diários Associados e Rádio Cultura. Atuou, como freelancer, na Folha de S. Paulo e Jornal da Tarde.




Nenhum comentário:

Postar um comentário