segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Uma verdade sobre você que nem mesmo você sabe - Fábia Zuanetti


Uma verdade sobre você que nem mesmo

 você sabe


* Por Fábia Zuanetti


Olá, Curvilíneo!

Tudo joia?

Estou escrevendo esse texto pra falar sobre um sentimento que você, eu e todos os seres humanos temos em comum. O ENFADO. Isso mesmo. Eu quero falar sobre o enfado, sobre o cansaço, sobre o “saco cheio”. Sabe quando você perde a paciência pra lidar ou sequer ouvir sobre determinado assunto? Então, essa sou eu nesse exato momento!

Acho que tanto você quanto todos os leitores do blog estão cansados e enfadados de ouvir falar, por exemplo, sobre política ou propaganda eleitoral. E antes que você pare de ler esta coluna, eu adianto que não vou falar sobre política. Pelo menos, não diretamente.

O que eu quero dizer é que existe algo mais enfadonho do que a política que é realizada atualmente em nosso país (sim, isso é possível!). Existe algo ainda pior do que o descaso que temos acompanhado. Pior que esses fatos é o enfado com que a gente tem lidado com tudo o que tem acontecido.

Eu digo isso por que tenho acompanhado o depoimento de muitas e muitas pessoas reclamando – e com razão – da política. E dizendo também que ODEIAM política. Esses pensamentos não são de deixar ninguém surpreso, afinal, a política atual está realmente intragável. Mas, eu tenho uma revelação pra te fazer. Eu quero falar uma verdade sobre você que nem mesmo você sabe:

No fundo no fundo da sua essência, você não odeia política.

Acredite em mim. Quer um exemplo?

Se você já teve, ou tiver em algum momento, a oportunidade de viajar para países onde as leis são respeitadas, a impunidade não existe, onde a população está satisfeita com os serviços públicos e a corrupção é zero, eu tenho certeza que você vai admirar a política realizada nesses locais. Logo, você não odeia a política em si. Tá vendo? Você não odeia a política. Você odeia a política mal feita e o fato de a política séria não estar sendo realizada no Brasil.

E quer saber mais? Eu tenho outra revelação pra você. Não existe como não se interessar por política. É sério! Sabe o porquê? Porque uma das funções da política, dita de maneira bem simples, é tornar compatível o interesse de todos. Outra função dela é buscar o bem comum. E quem é que não deseja o bem comum?


* Jornalista. Mantém o blog “Curvilíneo”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário