sexta-feira, 31 de agosto de 2018

A grande Solydão - Jomard Muniz de Britto


A grande Solydão*



** Por Jomard Muniz de Britto


Não a decantada pelo mago Rilke
de amores e anjos terríveis.
Nem o sol da mais sólida soledade
nas tropicais miscigenações.
No solar de mangueiras, licores de pitanga.
Tantas comendas, quantas ingratidões?
Desabafo na cidade sitiada
em trópico de pernambucâncer:
Meus filhos, volúpia genética,
sem os lances de minha genialidade.
- Discípulos? – talvez por ventura intelectuários.
- Dissidentes – desaforadamente sectários.
(Salve-se a vaidade de um ex-Príncipe da
Sociologia.)
- Madá,ô Madá, ô Magdalena Magdeleine!
Larga este tricô e vem me abrasar... 
Coço as virilhas da poesia em pânico:
- Vem, ó menino da rua, menino senzalado,
desejado.
Fui eu quem inventou a morenidade
de teus suores e músculos e apetites.
Durmo sonhando com a eternidade de meu Y.
 
*Ao centenário de Gilberto Freyre




** Poeta, cineasta, professor e escritor pernambucano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário