quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Menos cor por favor - Marcelo Sguassábia


Menos cor por favor



* Por Marcelo Sguassábia


Luz ultravioleta revela como eram de verdade as estátuas e construções da Antiguidade Clássica – originalmente pintadas com cores berrantes.
Olha, seu Augusto, vou falar uma coisa pro senhor… eu posso até estar jogando contra o patrimônio, mas acho que não vai ficar nada bom colocar cor na sua estátua. Eu bem que podia ficar quieto, fazer meu serviço de pintor, pegar meu dinheirinho e ir embora pra casa. Mas, sendo o senhor Imperador de Roma, me sinto na obrigação de alertar, compreende? É quase um dever cívico.
Ninguém pediu sua opinião. Limite-se a cumprir minhas ordens!
E digo mais, com todo respeito que lhe devo: o senhor vai ficar parecendo aquelas imagens que tem pra vender em Casa do Norte ou loja de macumba, sabe como é? Escuta o que estou lhe falando, seu Augusto… o resultado vai ficar sinistro!
Mas deixar assim, só no mármore? Nem pensar. Fico muito pálido, sem expressão. Tenha em mente, meu súdito, que minha intenção é ganhar a simpatia e admiração do povo romano. Sem cor na estátua, ficarei parecendo um cadáver, uma representação inexpressiva.
Não sei não, Majestade. Parece mais clássico assim. Além do que, se pintar por cima, tem que ter manutenção periódica para evitar a descoloração provocada pelo sol e pela chuva. Dois ou três meses no tempo e fica tudinho desbotado, vai por mim.
Poupe seu latim. Não vou mudar de ideia.
O mesmo vale para os templos. Convenhamos que é bem jacu esse colorido todo né, Gustão? Para o meu gosto, deixar no mármore ficaria chic e atemporal, imune a tendências e estilos. O senhor entende meu ponto de vista? Eu estou pensando lá na frente, daqui a dois mil anos. Imagine o que vão pensar no futuro quando descobrirem o mau gosto que a gente tem hoje?! O seu bom e glorioso nome corre o sério risco de ficar manchado.
Chega!
Mas se o senhor insiste em pintar, sugiro tinta branca, só para proteger a pedra. Seu Augusto, vou dar um exemplo para o senhor compreender melhor o que eu digo: imagina um cemitério com as estátuas todas coloridas… ia parecer concentração de escola de samba. Não orna, ficaria uma tremenda parafernália.
Guardas! Guardas!!!
Tá bom, Imperador. Vou fazer um teste num pedacinho da sua estátua, para o senhor comparar com o original só no mármore. Vai ficar mais fácil entender na prática o que estou dizendo.
Vá lá… faça logo esse teste, então.
Alea jacta est!

* Marcelo Sguassábia é redator publicitário. Blogs: WWW.consoantesreticentes.blogspot.com (Crônicas e Contos) e WWW.letraeme.blogspot.com (portfólio).




Um comentário:

  1. A cada dia saem engraçados coelhos da sua cartola sem fundo. Para fazer uma graça fundada e com fundos.Palmas para as suas mais estranhas ideias.

    ResponderExcluir