terça-feira, 14 de agosto de 2018

Idoso: Conselho Municipal está inativo - Clebion Miranda


Idoso: Conselho Municipal está inativo

* Por Clebion Miranda

Com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa inativo, Taubaté poderá perder o Selo Amigo do Idoso SP.

O programa foi instituído pelo governo estadual com o objetivo de estimular os municípios e entidades públicas e da sociedade civil a implantarem ações de referência, de acordo com as normativas de boas práticas voltadas às pessoas idosas.
Mas, para obter e manter esse selo, é necessário que a cidade cumpra metas como: implantar e manter ativo o Conselho Municipal do idoso; atualizar o cadastro de idosos no sistema CadÚnico, realizando constantes diagnósticos.
Dos 645 municípios paulistas, 634 assinaram o termo de adesão ao programa, se comprometendo a realizar as ações previstas. Destes, 234, entre eles Taubaté, tiveram o selo aprovado.
Recentemente, no entanto, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, afirmou que qualquer município que esteja em desacordo com as regras poderá ser cortado do programa.
Em Taubaté, o então prefeito em exercício Paulo Miranda enviou à Câmara, em setembro de 2016, o projeto para criar o Conselho Municipal da Pessoa Idosa.
Passado mais de um ano, o projeto não foi votado. Agora, com o recesso parlamentar, isso só deve ocorrer depois do Carnaval. Enquanto isso, Taubaté corre o risco de ficar sem repasses relacionados a programas ligados ao tema.

* Clebion Eli Miranda tem 68 anos, é aposentado, ativista sindical e foi presidente do antigo Conselho Municipal do Idoso


Nenhum comentário:

Postar um comentário