quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Mandala lunar - Juliana Luz


Mandala lunar


* Por Juliana Luz


Nós, mulheres, somos regidas pelas fases da lua. Mesmo que não percebamos, somos influenciadas por sua energia e essa conexão interfere diretamente em nosso ciclo menstrual. O ciclo externo da lua rege o ciclo interno da lua, e uma das ferramentas para nos conectarmos e mapearmos esse movimento, é a mandala lunar.

A duração “normal” de um ciclo menstrual varia de 21 a 35 dias, sendo extremamente individual, ou seja, o ciclo varia muito de uma mulher para outra e em uma mesma mulher o ciclo pode variar de um mês para outro, já que o nosso ciclo está diretamente ligado ao nosso estado emocional. Nervoso e ansiedade, por exemplo, podem interferir na mudança dos dias do ciclo, atrasando ou adiantando.

A mandala lunar nos auxilia a nos sintonizarmos com as fases da lua, a nos conectarmos com os nossos ciclos e com a nossa energia e padrões em cada lua. É uma potente ferramenta de autoconhecimento e autocuidado, por meio de uma íntima e amorosa auto-observação. Podemos perceber padrões emocionais, mentais e comportamentais que nos acompanham.
Nosso ciclo se inicia no primeiro dia da menstruação e pode durar entre 3 e 7 dias. Após este período iniciamos a fase da pré-ovulação, depois a fase da ovulação, seguida da pré-menstruação e finalmente a menstruação. Temos então 4 fases em nosso ciclo, independentemente do tempo que ele durar, 4 fases em sintonia com as fases lunares.
Através da mandala, podemos mapear a fase de maior tensão para a maioria das mulheres, a TPM (tensão pré-menstrual) ou fase pré-ovulação. Nesta fase, nós temos a oportunidade de lidarmos com padrões emocionais e mentais ligados ao nosso lado sombra. É uma fase de grande autoconhecimento e autoaceitação. Essa energia é liberada para que possamos reconhecer o que ainda precisa ser transformado em nós, o que precisa ser acolhido para ser curado.
Através da mandala lunar, também podemos mapear a nossa fertilidade, basta dividir o número total de seu ciclo por dois, ex.: se o ciclo for de 28 dias, no 14º dia será o dia da ovulação, fase ovulatória. Neste período é importante observar os padrões emocionais, mentais e físicos, assim como em todas as fases.
Todas as mulheres podem fazer uso da mandala lunar, mesmo aquelas que não menstruam mais ou as que não possuem útero, já que a influência lunar se mantém para todas nós. Basta observarem os aspectos emocionais e mentais em cada fase da lua.
A mandala lunar é um poderoso instrumento utilizado por nossas ancestrais, um presente para a nossa conexão com o nosso sagrado feminino. Você pode comprar ou imprimir uma mandala já pronta, mas se puder desenhar sua própria mandala, sem dúvida alguma, a energia será muito mais especial, você pode usar galhos, flores, folhas e cristais, ou apenas desenhar círculos. O importante é que ela seja feita todo mês e que as anotações sejam feitas com calma.
Enluarar-se com amor e respeito.


* Nutricionista, terapeuta holística e astróloga.





Nenhum comentário:

Postar um comentário