domingo, 16 de setembro de 2018

Radical - Solange Sólon Borges


Radical


* Por Solange Sólon Borges


Tenho o domínio das quatro paredes. Entre elas, sinto a intencionalidade da dor e da espera. Elas são brancas, vítreas, quase nulas. Nulas. Frias e calculadas como todo sentimento planejado. Impessoais. Entre elas guardo minhas poções para que sejam utilizadas nos momentos apropriados; o arsênico também.

Quando a intencionalidade da dor cresce até a nevralgia, parto para uma cirurgia radical e extirpo nomes, olhares, cheiros, o gosto do beijo e o desejo que ainda está retido sob a pele.

Há um ritual metódico a ser cumprido antes que se possa admirar de perto minhas cicatrizes. E não há como ter compromissos. É preciso que se talhe mais uma cicatriz, moldá-la como uma obra de arte, para que, enfim, se esqueça de si mesma.

É tanto o peso do corpo que se abandona sobre outro, deixando-se ficar estéril e à deriva, exposto a qualquer tipo de ataque! É a hora mais nítida em que se pode amar, comemorar o outro pela fragilidade que assoma.

O homem, no entanto, sempre se recompõe o suficiente para olhar de longe e questionar bruto, apesar da dor. Poder querer mais e poder não querer outra vez. É o desejo convertido em poder.

Para quem me guardo se o outro nunca vem totalmente para o meu domínio? Se o que é aparente domínio escorre das mãos diante do espanto?

O outro agarra-se com fúria às margens, aos pântanos, à pátina, com seu coração inacessível. As garras nada exigem, mas por descuido sempre criam novas feridas e passam a polir pedras. O desespero se apresenta sem nenhuma cor. Boas-vindas a quem custa chegar. Na superfície, tudo parece perfeito.


* Jornalista, dedica-se a diversos gêneros literários. Entre outras atividades, atua em alguns programas “O prefácio”, sobre livros e literatura. Um deles é o programa Comunique-se, levado ao ar pela TV interativa ALL TV (2003/2004). Apresentou, também, “Paisagem Feminina”, pela Rádio Gazeta AM (1999), além de crônicas diárias na Rádio Bandeirantes e na Rádio Gazeta — emissoras das quais foi redatora, repórter, locutora e editora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário