quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Índice


Literário: Um blog que pensa


(Espaço dedicado ao Jornalismo Literário e à Literatura)


LINHA DO TEMPO: Doze anos, cinco meses e vinte e oito dias de criação.


Leia nesta edição:


Editorial – Idade de ouro.

Coluna Ladeira de Memória – Pedro J. Bondaczuk, crônica, “Misterioso fascínio”.

Coluna Contradições e paradoxos – Marcelo Sguassábia, crônica humorística Barba, pra que (não) te quero”.

Coluna Do fantástico ao trivial – Gustavo do Carmo, conto, “O otimista.

Coluna Porta AbertaZemaria Pinto, poema, “Vereda dos pássaros”.

Coluna Porta AbertaZuca Sardan, poema, “Maquinola”.


@@@

A CAMINHO DO SUCESSO!!!

Tudo indica que meu novo livro, “Dimensões infinitas”, a “menina dos meus olhos” entre minha já vasta obra literária, em breve estará nas livrarias, ao seu alcance, querido e fiel leitor. Tão logo a possibilidade se transforme em certeza e seja confirmada a publicação, darei maiores detalhes sobre a editora, a data de lançamento e outras informações pertinentes. Por enquanto reitero o que já informei sobre esse livro. Dimensões infinitas reúne 30 ensaios sobre temas dos mais variados e instigantes. Nele abordo, em linguagem acessível a todos, num estilo coloquial, claro e simples (sem ser simplório) assuntos da maior relevância cultural tais como as dimensões do universo (tanto do macro quanto do microcosmo), o fenômeno da genialidade, a fragilidade dos atuais aparatos de justiça, o mito da caverna de Platão, a secular busca pelo lendário Eldorado, o surgimento das religiões, as tentativas de previsão do futuro e as indagações dos filósofos de todos os tempos sobre nossa origem, finalidade e destino, entre outros temas. É um livro não somente para ser lido, mas, sobretudo, para ser refletido. Meu desafio se, ou melhor, quando ele for publicado, é o de convencer os leitores (no caso você, meu caríssimo amigo) da sua qualidade e importância e transformá-lo num grande sucesso editorial. Por que não?!!! Afinal, já não sou mais, e há muito tempo, “marinheiro de primeira viagem. “Dimensões infinitas”, caso seja mesmo publicado (e estou convencido de que vai ser) será meu quinto livro, o segundo de ensaios. Conto com você, querido leitor, que nunca me abandonou nos meus momentos mais difíceis, como sempre contei. Estou esperançoso e confiante de que em breve essa esperança irá se transformar em euforia. Que os anjos digam amém!!!!

@@@

CITAÇÃO DO DIA:

Duas cidades 

São duas cidades, como dois exércitos inimigos, uma diante da outra. Uma cidade fitando a outra cidade. A cidade em que vivemos, em que estão as nossas casas, e a outra cidade, em que apenas e mal vivem os que pertencem à população abandonada, à raça proscrita. Uma cidade desafia a outra. A cidade de farrapos, a cidade de miséria, a cidade chamada das favelas desafia a outra cidade, a nossa, com as nossas casas espalhafatosas e feias. A cidade da miséria está diante de nós, aos nossos olhos, em face à nossa cidade, em posição de combate. A cidade da miséria, a cidade das favelas cresce dia a dia, como um desafio à nossa inconsciente tranqüilidade e cresce como nós crescemos outrora, entre o mar e a montanha. 


***


Retrato do Brasil 

As favelas continuarão a existir enquanto o Brasil não se redimir, não se salvar, não for como é, um país incompreendido na sua íntima miséria. As favelas são o retrato do Brasil.

(Augusto Frederico Schmidt, artigo "As duas cidades" publicado no jornal Folha da Manhã, em 13 de junho de 1948 e reproduzido no livro "Figuras do Brasil - 80 autores em 80 anos de Folha").



***

Obs.: Se você for amante de Literatura, gostar de escrever, estiver à procura de um espaço para mostrar seus textos e quiser participar deste espaço, encaminhe-nos suas produções (crônicas, poemas, contos, ensaios etc.). O endereço do editor do Literário é: pedrojbk@gmail.com. Twitter: @bondaczuk. As portas sempre estarão abertas para a sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário