sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Índice


Literário: Um blog que pensa


(Espaço dedicado ao Jornalismo Literário e à Literatura)


LINHA DO TEMPO: Doze anos, cinco meses e vinte e nove dias de criação.


Leia nesta edição:

Editorial – Final sem happy end.

Coluna Contrastes e Confrontos – Urariano Mota, crônica, “#EleNão – Soledad Barrett para o 29 de setembro.

Coluna ClássicosAnne Carson, poema,Cidade Lobo”.

Coluna Porta AbertaSônia Pillon, conto,O dia em que Peter Pan deixou a Terra do Nunca”.

Coluna Porta Aberta – Sérgio Geia, crônica, “No bar, um amigo divagando”.

@@@

A CAMINHO DO SUCESSO!!!

Tudo indica que meu novo livro, “Dimensões infinitas”, a “menina dos meus olhos” entre minha já vasta obra literária, em breve estará nas livrarias, ao seu alcance, querido e fiel leitor. Tão logo a possibilidade se transforme em certeza e seja confirmada a publicação, darei maiores detalhes sobre a editora, a data de lançamento e outras informações pertinentes. Por enquanto reitero o que já informei sobre esse livro. Dimensões infinitas reúne 30 ensaios sobre temas dos mais variados e instigantes. Nele abordo, em linguagem acessível a todos, num estilo coloquial, claro e simples (sem ser simplório) assuntos da maior relevância cultural tais como as dimensões do universo (tanto do macro quanto do microcosmo), o fenômeno da genialidade, a fragilidade dos atuais aparatos de justiça, o mito da caverna de Platão, a secular busca pelo lendário Eldorado, o surgimento das religiões, as tentativas de previsão do futuro e as indagações dos filósofos de todos os tempos sobre nossa origem, finalidade e destino, entre outros temas. É um livro não somente para ser lido, mas, sobretudo, para ser refletido. Meu desafio se, ou melhor, quando ele for publicado, é o de convencer os leitores (no caso você, meu caríssimo amigo) da sua qualidade e importância e transformá-lo num grande sucesso editorial. Por que não?!!! Afinal, já não sou mais, e há muito tempo, “marinheiro de primeira viagem. “Dimensões infinitas”, caso seja mesmo publicado (e estou convencido de que vai ser) será meu quinto livro, o segundo de ensaios. Conto com você, querido leitor, que nunca me abandonou nos meus momentos mais difíceis, como sempre contei. Estou esperançoso e confiante de que em breve essa esperança irá se transformar em euforia. Que os anjos digam amém!!!!

@@@


CITAÇÃO DO DIA:

Imoralidade social 

Sei muito bem que é impossível deter e substituir instantaneamente todas as rodas do mecanismo da sociedade. O que eu desejaria é que deixássemos de considerar imutável o modo por que vivemos e que nos compenetrássemos da sua imoralidade. Desejo repudiar as artes, a ciência e a metafísica, tais quais elas são hoje, pela razão de serem coisas enganosas. Não existe uma única ciência ou arte que possa proporcionar à maioria das pessoas a maior soma possível de felicidade. A nossa ciência só leva o conforto às classes privilegiadas.


***


Parar para refletir 

Obcecados apenas com coisas inúteis e vãs, os homens não têm tempo de refletir sobre o meio de pôr termo aos sofrimentos físicos e morais da maior parte da humanidade. Deixemos de acreditar e de fazer os outros acreditar que a Europa é mais civilizada do que os outros continentes, de que as nossas nações são as mais esclarecidas e nada mais existe além de nossos pequenos círculos e escolas em que brilhamos para nós mesmos. É isto o que quero dizer com as palavras: "Parai para refletir!" 


***

Ação de extraviado 

Encontramo-nos na situação de um viajante surpreendido por um nevoeiro. Ele não vê mais o caminho, percebe que se extraviou. Que deverá então fazer senão deter-se, refletir e procurar aviar-se outra vez? Aqueles que nos aconselham a seguir para a frente são como os que, verificando que estamos moralmente extraviados, nos gritassem: "Segui avante assim mesmo!"

(Leon Tolstói, citado no livro "Zola e seu Tempo", de Mathew Josephson).




***

Obs.: Se você for amante de Literatura, gostar de escrever, estiver à procura de um espaço para mostrar seus textos e quiser participar deste espaço, encaminhe-nos suas produções (crônicas, poemas, contos, ensaios etc.). O endereço do editor do Literário é: pedrojbk@gmail.com. Twitter: @bondaczuk. As portas sempre estarão abertas para a sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário