terça-feira, 18 de setembro de 2018

Escrever por escrever - Eduardo Oliveira Freire


Escrever por escrever


* Por Eduardo Oliveira Freire


Gosto de escrever por escrever, assim, descubro o que não sei ou como se escreve corretamente uma palavra. Não estou perdendo tempo, pelo contrário, ganho conhecimento. Não concordo muito com o pensamento de escrever só quando tiver uma boa ideia. Talvez, para um escritor profissional esta ideia é mais plausível, agora, não para mim, um aspirante a escritor. Preciso ensaiar até encontrar minha forma de escrever. Continuo minha jornada…

Vivemos numa época desencantada, não adianta pensar em fábulas e teorias de quarenta anos atrás. Agora como podemos prosseguir a travessia da vida? As grandes revoluções se perderam no meio do caminho e o que fica é a luta diária do povo. Brasil é um país complexo de se pensar, principalmente por sua diversidade. Mas, mesmo assim, estamos construindo uma identidade brasileira e estamos um pouco menos ignorantes que nossos antepassados. Tenho fé que aos pouquinhos, o Brasil se torne uma nação próspera e justa que, inclusive, não vise só ordem e progresso, mas amor também.

Metamorfose mostra que não somos Deuses e nem mais importantes que um inseto nojento, que matamos por repulsa. Vivemos uma vida ilusória e interpretada. A vida não humanizada nos esmaga, ou melhor, faz a gente desaparecer.

Muitas vezes, quando não se escolhem as palavras certas, pode-se levar à má interpretação. Por exemplo, quando digo "empreguinho", não quero diminuir o valor do trabalho e nem a capacidade dos profissionais. Almejo criticar a desvalorização dos empregadores em relação aos funcionários, tornando-os quase escravos. Para mim, toda a profissão é digna e merece toda a consideração.


Confesso que quando alguém discordava dos meus textos, ficava triste. Mas com o tempo, percebi que se a pessoa diverge ou não gosta do que produzo, pelo menos coloca-o em movimento. É melhor que não ler, pois se tornará nulo.


* Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Pós-Graduação em Jornalismo Cultural na Estácio de Sá e é aspirante a escritor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário