terça-feira, 1 de maio de 2018

Boemia de antigamente - José Calvino de Andrade Lima


Boemia de antigamente



* Por José Calvino


- Vamos fazer menino? - disse uma prostituta. Nos anos 50/60 a vida noturna no bairro do Recife era nos bordéis, numa área popularmente conhecida como Zona (baixo meretrício), assim chamada por se tratar de uma zona portuária. Mas a boemia não era somente no antigo bairro do Recife, era nos bairros do Pina, (Outeiro de Casa Amarela…).
No Recife, na Rua das Flores, por exemplo, entre as mulheres mais cobiçadas de suas pensões, havia Creusa, uma brasileira cheia de dengos. Chamavam-na de “Dama das Camélias”. Embora sem a carruagem e o luxo de Margarita, de Alexandre Dumas, pela sua graça, seu encanto e seus chamegos, era a preferida dos “estreantes” no amor.
Carinhosamente  Creusa dizia:
- Querido, vamos fazer amor?
No nosso Brasil sempre existiram  pessoas que gostam de ler, faço cá as minhas escritas com observações sobre o comportamento do nosso povo. Perante a lei, ao menos, todos nós somos iguais, mas será? Não acredito que no nosso Brasil se tenha uma educação básica que nos prepare para vivermos felizes da vida. Observo sempre que a maioria dos que nascem neste país não tem preparo para viver dignamente, e não tem sequer o primário. Continuo dizendo que a culpa é do governo. Por que, do contrário, será que os meninos e meninas têm culpa? Claro que não. Nem tampouco, acredito, os jovens boêmios de antigamente.
 
*Escritor brasileiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário