sexta-feira, 18 de maio de 2018

Aforismos (sobre mulheres) - Karl Kraus


Aforismos (sobre mulheres)



* Por Karl Kraus


1
A memória curta dos homens se explica por seu grande distanciamento do sexo, que desaparece na personalidade. A memória curta das mulheres se explica pela sua proximidade ao sexo, na qual a personalidade desaparece”.
2

A mulher cuja sensualidade nunca cessa, e um homem ao qual sempre vêm novos pensamentos: dois ideais de ser humano que parecem doentios à humanidade”.
3

A mulher mediana está suficientemente equipada para a luta pela vida. Por sua incapacidade de pensar, a natureza a recompensou largamente com a capacidade de não ter que sentir”.
4

A mulher bonita recebeu inteligência bastante para que se possa falar tudo para ela e nada com ela”.
5

Se uma mulher diz coisas inteligentes, ela as diz com um véu sobre o rosto. Mas mesmo então o silêncio de uma bela face é mais provocante”.
6

As mulheres são as melhores pessoas para se conversar o mínimo”.
7

A mulher existe para que, através dela, o homem aprenda. Ele não aprende se não a compreende. Ou se ela aprendeu demais”.
8

Habituemos-nos a diferenciar as mulheres entre as que já são inconscientes e as que é preciso tornar inconscientes. Aquelas estão num nível mais elevado e dirigem o pensamento. Estas são mais interessantes e servem ao prazer. Lá o amor é devoção e sacrifício; aqui, triunfo e saque”.
9

Quão pouca confiança se pode ter em uma mulher que é surpreendida em plena fidelidade! Hoje ela é fiel a você, amanhã a um outro”.

10

Só confio na mulher que não expia sempre seu prazer com uma prenhez espiritual e lava toda experiência na pia do esquecimento!”
11

A mulher entra com seu sexo em todos os empreendimentos da vida. Às vezes até no amor”.
12

A espiritualidade da mulher é a nascente onde a espiritualidade do homem vai buscar renovação”.
13

O prazer estéril do homem nutre-se do espírito estéril da mulher. Mas do prazer feminino nutre-se o espírito masculino. O prazer feminino produz as obras do homem. Por meio de tudo aquilo que não lhe foi concedido, a mulher faz com que o homem usufrua seus dons. Livros e quadros são produzidos pela mulher — não por aquela que os escreve e pinta. Uma obra é trazida ao mundo: a mulher engendrou o que o homem pariu”.
14

A verdadeira relação entre os sexos é quando o homem reconhece: — Não tenho outro pensamento senão você, e por isso sempre tenho novos pensamentos!”

15

A personalidade da mulher é a falta de essência enobrecida pela inconsciência”.
16

A mulher mais irrefletida ama a serviço de uma ideia, enquanto o homem ama a serviço de uma carência. Mesmo a mulher que se sacrifica apenas à carência alheia é moralmente superior ao homem que só está a serviço da própria”.
17

Quando os instintos da mulher se calam, ela deseja o Príncipe Encantado”.
18

Logo se compreende o conteúdo de uma mulher. Quando se chega à superfície!”
19

O espelho serve apenas à vaidade do homem; a mulher precisa dele para se assegurar de sua personalidade”.
20

A superioridade masculina no comércio amoroso é uma mísera vantagem pela qual nada se ganha e só se faz violência à natureza feminina. O homem deveria deixar-se introduzir pela mulher nos mistérios da vida sexual”.

Fonte

Os aforismos foram retirados do livro “Dito e Desditos” (Brasiliense, 167 páginas, tradução de Márcio Suzuki e Werner Loewenberg), de Karl Kraus (1874-1936). O jornalista era editor da revista “Die Fackel” (“O Archote”).


* Dramaturgo, jornalista, ensaísta, aforista e poeta austríaco. Foi também - e sobretudo - satirista e panfletário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário