segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010




Véus do martírio

* Por Daniel Santos

Às tantas, uma senhora entrou no ônibus esbaforida, suarenta, com duas sacolas de supermercado e pernas inchadas de varizes, mas não foi por educação ou mera formalidade de cavalheiro que lhe cedi o assento.

Não. De pé no corredor, o corpo vacilante conforme o coletivo avançava, seus olhos transmitiam desamparo. Mas percebi que havia certo receio em revelar fragilidade neste mundo que proclama a eficiência.

Por isso, talvez, aprumou-se o quanto pôde como se quisesse convencer a todos da própria autonomia. Só a mim não convenceu. Percebi sua agonia e, por solidariedade, levantei-me e lhe apontei o lugar vago.

Antes inseguro, seu olhar parecia agora intrigado. Vi que não entendera meu gesto ou se fizera de desentendida. Afinal, em vez de lhe dar alívio, a gentileza denunciava o que ela queria esconder: a fadiga.

Agradeceu-me com certa soberba e um quê de cumplicidade, como a dizer “isso fica entre nós dois”. E, assim, prosseguiu viagem, o suor descendo como véus de um martírio que a constrangia e a sujeitava.

* Jornalista carioca. Trabalhou como repórter e redator nas sucursais de "O Estado de São Paulo" e da "Folha de São Paulo", no Rio de Janeiro, além de "O Globo". Publicou "A filha imperfeita" (poesia, 1995, Editora Arte de Ler) e "Pássaros da mesma gaiola" (contos, 2002, Editora Bruxedo). Com o romance "Ma negresse", ganhou da Biblioteca Nacional uma bolsa para obras em fase de conclusão, em 2001.


6 comentários:

  1. Essa atitude revela uma pessoa que
    talvez já tenha levado muita porrada
    da vida, não está habituada a gentilezas...
    Fiquei com pena dela. Jamais se permitirá
    enxergar além do que está ao seu alcance.
    Belo texto Daniel.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. O orgulho irracional, desta forma manifestado, pode ser a última das reservas morais. Rejeitar o assento foi a forma de mostrar que não estava tão ruim quanto parecia. Na vida, essas cartadas podem significar a diferença entre estar vivo ou morto. Parabéns pelo texto metáfora.

    ResponderExcluir
  3. Uma das coisas mais difíceis, Daniel, é demonstrar fraqueza, demonstrar que não estamos bem, e quando fazemos isso é porque já estamos pra lá de Marrakesh ( é assim que se esceve?)
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Daniel, o " maldito" do orgulho não deixa transparecer os verdadeiros sentimentos.
    Até para demonstrar amor, ás vezes, é difícil. Como somos estranhos.
    Quem não tem seus momentos de insegurança ?
    Existem sentimentos que não precisam de palavras.
    Bonito e sensível seu conto !

    ResponderExcluir
  5. Daniel, sempre sacando um viés original do nada cotidiano, extraindo pérolas de onde ninguém encontraria coisa alguma. Isso é raro, e merece aplauso.

    ResponderExcluir