quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010




Difícil talento - VIII

* Por Gustavo do Carmo

Uma semana depois, o caça-talentos ligou de sua corretora avisando que agendou o teste na terça-feira seguinte, no início da tarde. Ambos pediram folga extra aos seus respectivos superiores prometendo compensação. Breno trabalharia duas madrugadas seguidas, algo que não faz. Agostino abriria mão de um dia de férias.

Foram ao clube. O mesmo onde levou Michelle, filha de Eliélton, para fazer o teste do vôlei. Breno e Agostino encontraram com o primo deste segundo: Severino. Este trabalha no clube e também ajudou a agendar o teste com a menina, mas não havia ido trabalhar naquele dia.

Desta vez, apareceu e fez questão de conhecer a nova promessa do primo. Queria conferir de perto se o primo desta vez conseguiria emplacar algum talento. Apresentou as instalações de futebol a Agostino e seu, digamos, pupilo. Os dois também conheceram o treinador responsável pela peneira.

Jamílson era um ex-jogador que encerrou a carreira precocemente e formou-se em educação física. Era mais negro e tinha uma barriga de chope que o aspirante não tinha. A única coisa em que combinavam era a cabeça praticamente nua de cabelos.

O técnico convida Breno para ir ao vestiário trocar de roupa e iniciar o teste. Antes de se afastar do seu (quem sabe?) provável descobridor, ele lhe agradece pela oportunidade e recebe em troca um boa sorte.

Acompanhando a cena, Severino, seu primo, o leva para um canto da entrada do campo e adverte:
— Vem cá? Tem certeza que esse cara aí é bom, né?
— Claro que é.
— É bom ser mesmo. Pois se ele sair mal no teste eu nunca mais te deixo trazer gente para descobrir talento, hein? Levei um baita esporro do coordenador do clube quando te deixei trazer aquela menina pro vôlei. Se esse Breno não der certo eu poderei ser demitido.
— Pode ficar tranqüilo que o Breno vai emplacar. Não precisa se preocupar.

E Severino realmente nem precisou se preocupar. Breno se saiu muito bem no teste. Das vinte bolas que recebeu de Jamilson dominou todas e acertou quinze na rede, das cinco que errou, quatro bateram na trave e isolou apenas uma licença.

* Jornalista e publicitário de formação e escritor de coração. Publicou o romance “Notícias que Marcam” pela Giz Editorial (de São Paulo-SP) e a coletânea “Indecisos - Entre outros contos” pela Editora Multifoco/Selo Redondezas - RJ. Seu blog, “Tudo cultural” - www.tudocultural.blogspot.com é bastante freqüentado por leitores


2 comentários: