domingo, 28 de fevereiro de 2010


Conversa de passarinhos

* Por Núbia Araújo Nonato do Amaral


No interior da mata, do alto de uma frondosa árvore, dois pássaros confabulam. O belo Galo-da-Serra com sua plumagem alaranjada e tão vistosa pensa em dar um trato na sua aparência, afinal está quase na época do acasalamento. O amigo Tuiuiú o acalma elogiando a sua beleza, com todo o respeito, é claro.

Os dias se passam e o festival de exibicionismo começa. O belo sacode as asas daqui, empina o peito dali, arrisca uns gorjeios e nada! São tantos os pretendentes que as fêmeas o ignoraram. Nem a sem graça da Seriema o olhou.

O Galo-da-Serra desceu e foi até a beira do lago para ver se havia algo de errado com a sua aparência. Espia daqui, confere dali e, num suspiro conformado, se achando o mais belo dos belos, certifica-se de que não há nada de errado com ele.

No dia seguinte, novo desfile, mas dessa vez ele fica lá de cima espreitando uma possível parceira até que a viu. Ela era diferente, as formas mais arredondadas, olhinhos espertos, um pitéu! Parecia meio perdida, se assustava com as investidas e aquele seu jeitinho de inocente ouriçava os machos de plantão.

Afinal,...de onde saiu aquela fêmea tão incomum? E aquele seu gingado que desarrumava? As fêmeas, preocupadas com a concorrente, começaram a dar mole para qualquer um. Galo-da-Serra foi logo tratando de dispensar a Seriema, que saiu ventando.

O amigo Tuiuiú, sabendo do alvoroço, voou até lá e se acercou das novidades. Vendo a empolgação do amigo, pediu que lhe mostrasse a tal beldade. O belo apontou na direção da sua musa entre suspiros.

Tuiuiú olhou, olhou e depois de muito ponderar, bateu nas costas do amigo desencorajando-o: “Sai dessa amigo, ela é uma galinha”.

* Poetisa e colaboradora do Literário

7 comentários:

  1. O final me desapontou e ao mesmo tempo me surpreendeu. Achei marcante. A palavra "galinha" entra no sentido de ser uma ave que não voa? O diferente faz crescer, evitando visões estreitas.
    Reparo: ficou faltando um "s" em " Os dia se passam".

    ResponderExcluir
  2. "Os dias se passam"
    Copiado e colado.


    Os finais dos meus textos deixo para
    que os outros o fechem vai de acordo
    coma interpretação de cada um. Gostei
    da sua abordagem Mara.
    Sempre grata pelos seus comentários.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gostei, Núbia! Criativo e aberto a interpretações, pelo menos foi assim que entendi! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Também gostei, Núbia. Ri com o "Sai dessa amigo, ela é uma galinha".
    Abraços do,
    Calvino

    ResponderExcluir
  5. Sayonara é isso mesmo, depois que a gente posta um texto ele não é mais nosso, as pessoas o concluem da maneira que for melhor para eles.
    Beijão




    José Calvino era só isso que eu queria, que ao
    término da leitura alguém sorrisse.
    Obrigadão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que beleza de texto, Nubia. Só uma alma delicada e sensível como a sua, para entender a linguagem dos pássaros.Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir