domingo, 31 de julho de 2016

A Amazônia que os portugueses rebelaram


* Por José Ribamar Bessa Freire


Uma foto e um livro. A foto recente de uma paulista de Sorocaba, de 15 anos, com uma criança indígena no colo diante de uma casa de palha em Manaus, gerou enorme polêmica e mais de mil comentários nas redes sociais com xingamentos, insultos e vitupérios. O livro é do historiador amazonense Arthur Reis. Ambos foram mencionados nesta quinta-feira (28), na palestra sobre os Direitos dos Povos Indígenas que ministrei na Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ) a convite do desembargador Sérgio Verani, presidente do Forum de Direitos Humanos.

A foto

De passagem por Manaus, Vitória Caroline, a jovem paulista, se deixou fotografar, sorridente com a criança indígena. As duas são lindas. Mas centenas de internautas manauaras se sentiram ofendidos e ultrajados. Dispararam preconceitos. "Nasci em Manaus e nunca vi um índio. Aqui não tem mato nem índio, como pensam os paulistas" - alguém postou. "Ninguém é índio. Nós somos civilizados" - escreveu outro. Um tal de Wendell Linno - um nome genuinamente amazônico encharcado de pororoca - exibiu fotos do Teatro Amazonas dizendo: "Isso sim, é Manaus".  A banca de tacacá na praça não aparece.

No festival de boçalidade e desinformação, a paulista foi verbalmente agredida, chamada de "doida" e de "mentirosa". Felizmente houve quem discordasse, foram poucos, mas o suficiente para mostrar que existem índios e vida inteligente em Manaus. Lembraram que o Censo do IBGE de 2000 encontrou em Manaus 7.894 pessoas que se autodeclararam índios, número que em 2010 caiu para 3.776, embora o CIMI e a COIAB estimem em mais de 20.000.

Além disso, a Amazônia está indelevelmente marcada pelas culturas indígenas, o que deve ser motivo de júbilo, da mesma forma que a contribuição de africanos, portugueses, sirios, libaneses. Se é assim, se cada amazonense esconde um índio no seu jeitão de ser e de falar, por que a presença de indígenas na cidade ofende tantos manauaras, inclusive aqueles que mergulham nas cuias de tacacá cuja origem desconhecem?  É aqui que entra o livro, a escola, a mídia.

O maior historiador da Amazônia, Arthur Reis (1906-1993), ex-governador na ditadura militar e que conhecia bem a documentação nos arquivos, escreveu entre outros "A Amazônia que os portugueses revelaram". Ali, construiu uma imagem que permite explicar as razões de amazonenses se sentirem ofendidos com a menção aos índios como matriz formadora da identidade regional. É que ele elogia os colonizadores e atribui ao "gênio geopolítico militar" a construção na região de fortalezas destinadas a escravizar e a exterminar os índios que simplesmente são apagados da nossa história.

A portugalização da Amazônia, que não foi concluída no período colonial, é exaltada nesse e em outros livros. E isto porque os historiadores tradicionais da Amazônia não enxergam o índio no seu horizonte e invisibilizaram os índios para as atuais gerações. Olham a região com olhar do ocupante luso. Arthur Reis, quando se refere à disputa entre espanhóis e portugueses no Solimões (1709-1710), escreve:

- "No primeiro choque, os espanhóis foram derrotados. Na segunda fase, perdemos a partida".

Perdemos quem, cara pálida? A partida que o historiador considera perdida na primeira pessoa do plural - se os portugueses perderam ontem, fomos nós que perdemos hoje - foi a derrota dos portugueses em 1710. Mas quando são os índios que perdem, é "a vitória da civilização". Em vez de se preocupar com a Amazônia indígena que os portugueses rebelaram, Reis faz uma apologia acrítica do colonizador, silencia sobre a resistência e as lutas indígenas e sugere uma confraternização de raças.

Na versão do ex-governador, A Amazônia que os portugueses revelaram não contempla a Amazônia rebelada. Centenas de rebeliões indígenas registradas na tese de doutorado de David Sweet, defendida em 1974 na Universidade de Wisconsin-Madison, desaparecem da obra de Reis, como a banca de tacacá em frente ao Teatro Amazonas. Mais de duzentos índios, cada um com seu nome, que lideraram a resistência no período de 1616 a 1750, não figuram nos livros didáticos, não têm monumento nas praças, não aparecem na mídia, não são nome de rua, com exceção de Ajuricaba,que foi folclorizado pelo Poder.

Uma casa portuguesa, com certeza?

Um dos exemplos mais caricaturescos da tese da confraternização de raças é o discípulo de A. Reis, Leandro Tocantins (1919-2004), para quem a prova de que os portugueses não discriminavam os índios foi "o intercurso sexual entre o português e a índia amazônica, em que o instinto femeeiro do branco, o seu sadismo, unidos ao masoquismo por assim dizer da mulher indígena, concorreram para o progresso da mescla".

Num desrespeito aos povos indígenas, à mulher indígena e aos próprios documentos, Leandro Tocantins afirma que "todos os cronistas observaram a índia doida por um corpo de homem branco para se esfregar, preferência a que, em geral, os sociólogos emprestam motivos priápicos". Ele fala em "todos os cronistas", mas não indica nenhum, cita apenas seu outro mestre Gilberto Freyre para testemunhar sobre a "excessiva sexualidade dos portugueses como atrativo para as mulheres indígenas".

O historiador Ruggiero Romano, já falecido, liquidou esta corrente com um golpe mortal. Para Romano, esta história de confraternização de raças esconde o fato de que os colonos vinham quase sempre sem suas mulheres e transformaram o estupro de índias numa prática corriqueira. "Fornicação generalizada sim - diz Romano - mas quanto ao resto formação de uma sociedade fortemente fechada na qual os preconceitos raciais criam discriminações de ordem social e econômica".

Com relação a Leandro Tocantins, José Honório Rodrigues questiona a seriedade de seu trabalho e o critica de forma enfática, mostrando como está cego pelo compromisso com o colonizador. A falta de rigor e a subserviência da historiografia tradicional coloca aos pesquisadores de História da Amazônia a necessidade de proceder revisão total de tudo o que foi escrito até hoje para ir arquitetando e construindo uma história mais objetiva da Amazônia, seguindo caminho sugerido por Severiano Porto em seu artigo "As artes visuais na Amazônia: Arquitetura de morar".

Lá, o arquiteto registra a sabedoria dos índios na arte de construir e propõe "sacudir tudo o que aprendemos e nos condicionamos a utilizar, para ver se conseguimos atirar longe conceitos de construção, soluções e espaços inadequados, substituindo-se com criatividade, segurança e coragem por outros adequados à nossa região para benefício das pessoas que aqui vivem e moram nas casas que aqui se fazem". É preciso fazer com a construção da história o que Severiano Porto fez com a construção de moradas para assim vivermos melhor, enriquecidos pela diversidade e pela diferença.

"Os portugueses vieram, viram, mas não venceram" - comenta Joaquim Nabuco, referindo-se aos resultados do colonialismo na Amazônia, a região menos lusa do Brasil e, talvez por isso mesmo, a mais lusa de todas na versão histórica oficial, o que em certa medida ajuda a explicar a ignorância dos manauaras ofendidos com a foto da paulista com uma índia.

P.S. - O curso da EMERJ, inaugurado pelo ex-reitor da UnB, José Geraldo de Souza Junior, prosseguiu com outros palestrantes entre os quais Sérgio Verani, Miguel Baldez e Maria Guadalupe, abordando ainda outros temas como o direito insurgente, o direito à terra, à moradia, à saúde, concluindo com os direitos dos povos indígenas.

* Jornalista, professor e historiador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário