sábado, 23 de julho de 2016

Desafio da Esfinge



Os tempos atuais caracterizam-se pela angústia, pela violência, pela incerteza quanto ao futuro e por um profundo abismo que separa uma inexpressiva minoria, que tudo pode e tudo tem e que detém, virtualmente, todos os bens e recursos do Planeta, e uma imensa maioria, excluída, segregada, vítima do “apartheid” social, que vegeta nos limites ou nas profundezas da miséria.

A humanidade confronta-se com aguda e generalizada crise, de múltiplas facetas, certamente a mais grave da História, desde que o homem surgiu na face Terra. De como vai equacioná-la (se é que vai), dependerá a sobrevivência ou não da espécie, seriamente ameaçada de extinção por uma série de perigos, dos quais os mais iminentes e assustadores são as profundas mudanças climáticas (provavelmente irreversíveis) que ocorrem no mundo e a eventual utilização das armas nucleares.

Enquanto isso, a população continua a se multiplicar, como metástase de um tumor maligno, acelerando, mais e mais, a depredação ambiental e agravando problemas, já por si sós graves, dos quais o maior de todos é o de como alimentar tantas bocas. Crescentes extensões do solo, outrora cobertas por florestas, vêm sendo utilizadas, sem planejamento e sem critério, comprometendo nascentes dos rios e aquecendo cada vez mais o clima terrestre. Por enquanto, a agricultura vem dando conta da produção de alimentos mais do que suficientes para o contingente atual de pessoas. Mas até quando isso vai continuar?

Milhões, bilhões de hectares de terra, outrora férteis, se esgotam rapidamente e exigem crescentes quantidades de produtos químicos, ou seja, de fertilizantes, cujas influências sobre o organismo são, certamente, daninhas, para continuar produzindo. Toneladas e mais toneladas de defensivos agrícolas, ou seja, de venenos, são utilizadas, para impedir que pragas arrasem as colheitas. Chegará o dia, porém, diz a lógica, em que os solos estarão exauridos e negarão o fruto da terra. Quando isso ocorrer... o cenário, que provavelmente vai se desenhar será de impossível descrição, tão terríveis são as suas possibilidades.

Ademais, a distribuição desses alimentos, hoje produzidos em imensas quantidades, é das mais injustas e perversas. Enquanto a obesidade se tornou a doença mais difundida nas sociedades privilegiadas, em decorrência da gula, milhares e milhares de pessoas, nos países pobres da África, da Ásia e das Américas, morrem de fome.

René Huyghe (1906-1997), que durante um quarto de século ocupou a cadeira de Psicologia das Artes Plásticas do Collége de France – foi presidente do Conselho Artístico do Museu Nacional e foi membro da Academia Francesa – afirmou que a crise que compromete a humanidade não vem do exterior. Provém, no seu entender, “do antagonismo de interesses e dos atritos, que se constituem em fonte de ódio”. Ou seja, procede do coração do homem.

Daí a sua gravidade. As pessoas não têm como e nem para onde fugir desse perigo. É como se fossem confrontadas com a mitológica Esfinge que, conforme os gregos, estava postada em frente às portas de Tebas e desafiava os que para lá se dirigiam: “Decifra-me ou te devoro!”.

O único caminho possível para o homem é o que nos parece, simultânea e paradoxalmente, impossível. Ou seja, o da profunda transformação da mentalidade reinante e do comportamento de cada pessoa, substituindo o atual egoísmo e a atual avareza, pela justa e fraterna partilha de bens e pela irrestrita solidariedade. Utopia, não é verdade? Infelizmente, sim!

Ademais, não é correto se falar em uma única “crise”, mas sim, passá-la para o plural. O que temos são várias crises, entre as quais as principais são a material (já abordada, caracterizada por um consumismo insensato e crescente, que ameaça esgotar, em poucos anos, os recursos da Terra, além de causar irreversível poluição), a psíquica e, sobretudo, a moral, entre outras.

A humanidade parece estar dormindo e inconsciente para a dimensão e a iminência do perigo. Ou está como que narcotizada, iludida pelo suposto progresso, que é como denomina essa insensata acumulação de bens materiais. Por conseqüência, como assinala Huyghe, “sua reação é cega como a de um doente que enlouquece e, debatendo-se, agrava seus males”.

E sabe o leitor em que reside o risco maior? Nisto, destacado pelo líder  budista japonês, Daisaku Ikeda: “Se o homem permanecer passivo diante de um perigo imediato, se pressentir a morte sem reagir, ele não será mais do que uma coisa inerte com o nome de homem”. Ainda há tempo de mudar a mentalidade e o comportamento do homem. Mas este é ínfimo e urge agir com a maior presteza. para garantir a sobrevivência, com dignidade, da espécie. Decifra-me ou te devoro!           


Boa leitura!


O Editor.
  


 Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk

Um comentário: