quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

O começo do adeus


* Por Gustavo do Carmo


Best-seller da escritora norte-americana Anne Tyler, O Começo do Adeus conta a história de Aaron, um editor com deficiência na perna e no braço direitos que se casou com Dorothy para se livrar das garras da irmã, Nandina, que adorava mandar nele.

Estava feliz com a esposa (fora dos padrões de beleza) até uma árvore cair em sua casa e matá-la. Aaron começou a sentir um vazio e Dorothy passou a aparecer para ele, ajudando-o a superar a perda e solucionar a crise no casamento.

A trama é interessante, me identifiquei um pouco com ela, mas a dominação da irmã do protagonista não me pareceu tão grande quanto foi sugerida na sinopse. Além disso, o livro tem letras pequenas e mudanças de cenas repentinas. Eu acabava ficando confuso e desinteressado pela leitura em alguns momentos.

A história também se perde no excesso de diálogos e descrições cotidianas norte-americanas, que tornaram o livro meio chato. Aaron e Nandina eram donos de uma pequena editora, daquelas que recebem do autor para publicar, mas entre os projetos próprios estava uma coleção de guia para iniciantes de diversos assuntos, como Jardinagem, Guia de Vinhos, Orçamento Mensal, Treinamento de Cães, até chegar aos exagerados Sopas para Iniciantes, Bebês que sofrem de cólicas para Iniciantes e Observação de Pássaros. Alguém até sugeriu um Câncer para Iniciantes.

Pode ser heresia classificar como razoável um best-seller de uma autora consagrada nos Estados Unidos, com 20 romances publicados, mas O Começo do Adeus não me empolgou. Mesmo assim, fui até o fim, embora tenha pulado algumas partes.

Avaliação

O Começo do Adeus
(The Begginer's goodbye)
Editora: Novo Conceito
Autora: Anne Tyler
Tradução: Ana Paula Corradini
Gênero: Romance
Ano de edição: 2012
Páginas: 206
Formato: 16 x 23 cm
ISBN:  8581630391
Preço: R$ 34,90 (versão impressa) / R$ 19,90 (e-book)



* Jornalista e publicitário de formação e escritor de coração. Publicou o romance “Notícias que Marcam” pela Giz Editorial (de São Paulo-SP) e a coletânea “Indecisos - Entre outros contos”.
 Bookess - http://www.bookess.com/read/4103-indecisos-entre-outros-contos/ e
PerSe -http://www.perse.com.br/novoprojetoperse/WF2_BookDetails.aspx?filesFolder=N1383616386310
Seu  blog, “Tudo cultural” - www.tudocultural.blogspot.com é bastante freqüentado por leitores



Nenhum comentário:

Postar um comentário