domingo, 22 de janeiro de 2017

De onde vem a inspiração


* Por Aliene Coutinho
 
 

Muita gente me pergunta de onde tiro minhas crônicas e contos, até que ponto são baseados em fatos reais, ou são pura ficção. Creio que quando se escreve, pelo menos quando escrevo, acabo meio que misturando ficção e realidade. Sou algumas vezes autor e personagem de muitos dos meus trabalhos, sejam eles contos, crônicas, ou mesmo poemas,  mas  também escrevo como se olhasse através da janela do meu apartamento, ou do meu carro. São relatos do que assisti, ou ouvi de tantas pessoas que conheço.

Outras vezes quando escrevo, me deixo ser dominada pelas letras que formam palavras, que por sua vez formam frases, e por fim textos. Conexos, ou não, liberto o que vem à cabeça, sem censura, ou correção. E as histórias saem, libertas, donas de si mesmas, de narizes empinados. Nelas tudo é ficção. Personagens, ambientes, aspectos físicos e psicológicos. Cria-se um mundo paralelo, com pessoas irreais que muita gente real acaba se identificando.

Em muitos dos meus contos e crônicas são esses seres fictícios que ganham vida. Mas não são poucos os que me perguntam baseado em quem eu escrevi. Garanto que esses textos são exercícios de catarse, onde nada é de ninguém e tudo é de todos.

Escrever é se deixar dominar por uma "entidade" metafísica que nos faz... escrever. Parece tão simples e ao mesmo tempo tão confuso. Em muitos momentos essas histórias "autônomas” se escondem e por mais que eu tente não dão as caras. Aparecem quando bem querem e me faz sentar diante do computador, em qualquer hora do dia, ou lugar, para simplesmente pintar de letras a tela em branco.

Confesso: sou escrava da imaginação, e as palavras me dominam por completo. Sou do tipo que até consigo fazer texto por encomenda, diante de uma pauta, de uma imagem, de uma  foto. São relatos, notícias, fatos, mas quando se trata de sentimentos, aí não tem jeito... É deixar que numa hora ou outra, a chamada "inspiração” tome conta de mim e faça minhas todas as palavras dela.  

* Jornalista e professora de Telejornalismo



Nenhum comentário:

Postar um comentário