quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Mais um para a história

* Por Silvério da Costa


No tempo da Ana Bugra” é mais um livro na extensa bibliografia de Urda Alice Klueger. Trata-se de um recorte da sua vida pregressa, mormente nos tempos de criança, uma espécie de álbum de recordações garimpadas nos mais recônditos da sua memória, e agora reunidos neste novo livro, revelando o contexto histórico-geográfico em que nasceu e/ou cresceu e vivenciou tudo o que nela vai, e não é pouco, revelando curiosidades e peripécias da vida, histórias de pessoas que ficaram gravadas para sempre na sua memória e na sua retina, e que agora são transpostas para o papel como uma forma de as perpetuar.

É, portanto, um livro de crônicas/contos que invocam a infância, incorporando o passado ao presente, valorizando o tempo e resgatando imagens inesquecíveis do seu universo infantil, num clima intimista que surpreende e encanta aos leitores, graças a associação de conteúdo e imagens, principalmente quando fala de Ana Bugra, uma presença marcante em certos momentos de sua vida, e que teve da autora todo o carinho que mereceu, enquanto ser humano, espezinhada que foi por essa sociedade podre que aí está!

“No tempo da Ana Bugra” é um livro comovente, que faz refletir, e que merece ser lido, relido e guardado na memória de todos, para sempre, como exemplo. Está, pois, de parabéns, mais uma vez, a nossa grande amiga Urda Klueger, uma das figuras exponenciais da Literatura Catarinense e Brasileira!

(Publicado originalmente na Coluna “Fronte Cultural” do Jornal Sul Brasil de Chapecó/SC, em 28 de julho de 2016.)

•      Poeta e jornalista catarinense                  


Nenhum comentário:

Postar um comentário