quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Tarde demais 31 – Separação


* Por Gustavo do Carmo


Durante cinco anos, Adamastor prometeu para Verlaine que iria se separar da sua esposa. Ele não pôde pedir o divórcio assim que assumiu o seu caso amoroso porque precisava resolver algumas pendências profissionais, matrimoniais e familiares.

Além de Adamastor trabalhar na empresa do pai de Dora, sua esposa, ele precisava discutir a divisão de bens, preparar os filhos pré-adolescentes  e... faltava-lhe coragem também.

Verlaine era jornalista de televisão e conheceu Adamastor ao entrevistá-lo para uma matéria sobre imposto de renda. Ele era contador.

Sem querer, Adamastor acabou enrolando Verlaine. Sem querer, Verlaine acabou aceitando o papel de amante. Até que os três lados se cansaram.

Verlaine de ser amante e só poder contar com o amado nas noites de quarta-feira e sábado. Dora das ausências repentinas do marido nestes dias. E o próprio Adamastor, que não tinha mais prazer com Dora, não aguentava mais mentir para o sogro e queria se casar logo com Verlaine.

A primeira a dar um ultimato foi Verlaine: ou ele pedia o divórcio à esposa ou o romance estava acabado. Adamastor obedeceu e, antes de comunicar à esposa que tinha outra mulher e queria se casar de novo, pediu demissão ao sogro. Ia comunicar à esposa, mas foi tarde demais. Ela descobriu tudo e o expulsou de casa.

Na partilha de bens, ficou quase na miséria. Perdeu a confiança dos filhos e também dos sogros. O sogro, que o empregara, não aceitou simplesmente a demissão. Indignado e tomando as dores da filha, deu uma justa causa, mesmo. Havia sido o primeiro saber que o genro tinha uma amante.

Quando Adamastor, enfim, estava livre para morar com Verlaine e assumir a relação, ela lhe comunicou que estava noiva de um empresário paulista e ia morar em São Paulo. A separação veio tarde demais.

* Jornalista e publicitário de formação e escritor de coração. Publicou o romance “Notícias que Marcam” pela Giz Editorial (de São Paulo-SP) e a coletânea “Indecisos - Entre outros contos”.
 Bookess - http://www.bookess.com/read/4103-indecisos-entre-outros-contos/ e
PerSe -http://www.perse.com.br/novoprojetoperse/WF2_BookDetails.aspx?filesFolder=N1383616386310
Seu  blog, “Tudo cultural” - www.tudocultural.blogspot.com é bastante freqüentado por leitores


Um comentário:

  1. Agora Adamastor arranja outra, mas caso tenha preguiça, basta fazer as pazes com Dora, coisa bem mais fácil.

    ResponderExcluir