sexta-feira, 25 de março de 2011




Sofrendo por antecipação

* Por Rodrigo Ramazzini

- Precisamos conversar sério, Édson...
- Quando me chama pelo nome... É que vem bomba!
- Deixa de ser abobado...
- Fala, Elisa!
- Senta aí...
- O que foi?
- É que...
- Por que essa cara? É coisa ruim?
- É porque eu...
- Está doente? É grave? A gente enfrenta junto... Estou contigo nessa!
- Não!
- Então, foi despedida? A gente dá um jeito... A gente se vira! Grana se arruma...
- Não!
- Quem morreu? Aí, meu Deus! Fala... Estou preparado! Minha mãe? Meu pai?Meu irmão?
- Não!
- O vô? Foi o vô, então?
- Não! Já disse... Ninguém morreu!
- Ufa! Que alívio...
- Posso falar?Me deixa falar, Édson...
- Pode...
- Que mania chata essa tua de tentar adivinhar tudo... Irrita!
- Não é isso...
-É isso, sim! Tu precisas te tratar disso... Sofrer por antecedência faz mal para a saúde e para o espírito...
- Eu não sofro.
- Sou eu quem sofre... Sei... Sei...
- Fala...
- É o seguinte...
- Hã...
- É que eu...
- Tu tens outro? É isso? Não gagueja... Conta...
- É o que eu estou tentando fazer: contar! Mas, tu não deixas, criatura!
- Me diz: por que, Elisa?
- Por que o quê?
- Por que me traiu? O que está faltando no nosso relacionamento? A gente podia ter conversado...
- Não é isso, Édson!
- Como não? Tu acabaste de dizer!
- Disse que estava tentando contar algo. Ponto. Mas em nenhum momento eu disse que era traição...
- Eu não sou bobo, Elisa! Toda enrolada para falar... Só pode ser isso... Bateu o arrependimento, é?
- É sim, um bobão! Há! Há! Há!
- Tu me traíste e ainda ri na minha cara? Sua vagab...
- Segura a palavra, papai!
- Papai? Por que papai?
- Está lenta a coisa hoje...
- Eu vou ser pai? É isso?
- É isso sim, seu bobo! Fui ao médico hoje e ele confirmou a gravidez.
- Uhhúuuuu! Eu vou ser pai! Há! Há! Há!
- Seu bobão! Pensando besteira de mim...
- Me dá um abraço, meu amor!

Silêncio.

- O que foi, Édson?
- Será que vai ser menino? Eu acho que vai ser menino. Tem que ser menino, né?
- Aí meu Deus! Vai recomeçar...

• Jornalista

2 comentários:

  1. Diálogo engraçado e possível. A insegurança faz coisa, e a psiquiatria deverá dar um nome a essa possível patologia.

    ResponderExcluir
  2. Bom receber a sua análise, Mara!

    Muito obrigado!

    Tenha um ótimo final de semana!

    Aquele abraço!

    ResponderExcluir