quarta-feira, 30 de março de 2011


Bolada

* Por Guilherme Scalzili


Na segunda-feira (20 de março) o mundo futebolístico presenciou uma divertida gafe jornalística, que propicia boa reflexão sobre a cobertura esportiva dos grandes veículos. Eram cerca de 16 horas quando assessores do Fluminense anunciaram que o técnico Gilson Kleina deixaria a Ponte Preta e assumiria o time carioca. No início da noite, porém, depois de uma longa reunião com a diretoria alvinegra, Kleina avisou que ficaria.

Redes de televisão (Bandeirantes, Record, Globo), jornais (Lance,Gazeta Esportiva, Globo), a rádio CBN, portais informativos (Terra, ESPN) e comentaristas famosos (Renato Maurício Prado,Milton Neves, Sidney Rezende) caíram na mentira e passaram a vergonha de fazer ridículas correções para um engano que poderia ter sido evitado com um simples telefonema.

O episódio evidencia a arrogância dessa crônica bairrista que ajuda a CBF e o Clube dos 13 a dizimar os clubes do interior. Todos acreditaram na lorota porque não lhes parecia razoável que a gloriosa Macaquinha fosse mais atraente para um técnico promissor do que o “grande” cheio de privilégios e bafos midiáticos. Se envolvesse qualquer time de capital, teriam realizado pelo menos uma checagem rudimentar.

Bem feito.


*Jornalista e escritor, autor dos livros “O colar da Carol ta na grama”, “A colina da Providência”, “Pantomima”, “Acrimônia” e “Crisálida”.

Um comentário: