Recife, 474 anos de história*
** Por José Calvino de Andrade Lima
Em comemoração aos 474 anos do Recife, vale lembrar que aqui existia o “Cais do Chupa”, antigo Areal, próximo ao “Cais do Abacaxi”, atual Cais de Santa Rita (O Pai do Chupa-ed.1995). Também existia a estação ferroviária do Arrayal em Casa Amarela. Isto na época em que ali passavam os trens da antiga Great Western.
Hoje a Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, a maior avenida da cidade do Recife, é classificada de acordo com a lei de uso e ocupação do solo da cidade do Recife como um corredor de transporte urbano principal, tendo por função específica ligar áreas ou bairros da cidade. Os caminhos que vieram a formar a atual Av. Norte não remontam de um passado muito distante, uma vez que no século 19, idealizava-se ligar Recife a Limoeiro (cidade da mata norte do Estado).
Assim, em 1879 iniciaram-se os trabalhos da construção da Estrada de Ferro do Limoeiro, a qual foi inaugurada dois anos e meio depois. Este caminho media aproximadamente 83 km; a estrada de ferro parecia ser propriedade particular das famílias inglesas que moravam no Recife e se deslocavam para o interior.
Nos anos 20 a estrada do Limoeiro já era conhecida como Av. Norte, porém ainda sendo uma linha férrea. Em 1952, os trilhos da avenida foram levantados e sua pavimentação teve início cinco anos mais tarde. Quando houve esta transformação, a população dos arredores da avenida já era bem densa, inclusive os morros que a acompanha.
A partir dos anos 30 do século 20, os morros passaram a serem vistos como áreas propícias para a ocupação por pessoas de baixa renda que estavam sendo expulsas do centro da cidade. Entre as décadas de 30 e 40, o governo promoveu a remoção de mocambos que ocupavam os mangues do centro da cidade, conseqüentemente essa população passou a ser transferida para os morros da zona norte que, até então, eram subocupados.
Um fator importante para a ocupação dos arredores da Av. Norte foi a Feira de Casa Amarela. Muitos feirantes vieram do interior do Estado e passaram a morar nos morros, sobretudo no Morro da Conceição . Como também a Fábrica de Tecidos Othon, mais conhecida por Fábrica da Macaxeira. Esta instalou-se no início do século 20 às margens da Estrada de Ferro do Limoeiro devido à facilidade de transportes de mercadorias e matéria-prima. Em função da fábrica foram criadas as vilas operárias, para instalação dos seus trabalhadores, o que contribuiu bastante para a ocupação da parte norte deste eixo.
A padroeira de Casa Amarela, a Virgem Santa Isabel, era uma capela à subida da Rua Santa Isabel, demolida em 1959. A Santa foi removida para o Alto do mesmo nome.
Existia também no Brum uma antiga capela do Corpo Santo. Quando foi retirado o Altar, se instalou a Sala Telegráfica da Gretueste, com o então prefixo de CS (Corpo Santo). Após a derrubada, a sala telegráfica foi transferida para a Estação Central do Recife.
Resgatando a nossa cultura, não confundir com a então Matriz do Corpo Santo, demolida a 06/03/1913, para a ampliação do Cais e modernização do bairro do Recife.
* Obs.: Não se sabe a data certa da fundação do Recife. Foi escolhido como data, o dia 12 de março de 1537).
** Escritor, poeta e teatrólogo pernambucano.
** Por José Calvino de Andrade Lima
Em comemoração aos 474 anos do Recife, vale lembrar que aqui existia o “Cais do Chupa”, antigo Areal, próximo ao “Cais do Abacaxi”, atual Cais de Santa Rita (O Pai do Chupa-ed.1995). Também existia a estação ferroviária do Arrayal em Casa Amarela. Isto na época em que ali passavam os trens da antiga Great Western.
Hoje a Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, a maior avenida da cidade do Recife, é classificada de acordo com a lei de uso e ocupação do solo da cidade do Recife como um corredor de transporte urbano principal, tendo por função específica ligar áreas ou bairros da cidade. Os caminhos que vieram a formar a atual Av. Norte não remontam de um passado muito distante, uma vez que no século 19, idealizava-se ligar Recife a Limoeiro (cidade da mata norte do Estado).
Assim, em 1879 iniciaram-se os trabalhos da construção da Estrada de Ferro do Limoeiro, a qual foi inaugurada dois anos e meio depois. Este caminho media aproximadamente 83 km; a estrada de ferro parecia ser propriedade particular das famílias inglesas que moravam no Recife e se deslocavam para o interior.
Nos anos 20 a estrada do Limoeiro já era conhecida como Av. Norte, porém ainda sendo uma linha férrea. Em 1952, os trilhos da avenida foram levantados e sua pavimentação teve início cinco anos mais tarde. Quando houve esta transformação, a população dos arredores da avenida já era bem densa, inclusive os morros que a acompanha.
A partir dos anos 30 do século 20, os morros passaram a serem vistos como áreas propícias para a ocupação por pessoas de baixa renda que estavam sendo expulsas do centro da cidade. Entre as décadas de 30 e 40, o governo promoveu a remoção de mocambos que ocupavam os mangues do centro da cidade, conseqüentemente essa população passou a ser transferida para os morros da zona norte que, até então, eram subocupados.
Um fator importante para a ocupação dos arredores da Av. Norte foi a Feira de Casa Amarela. Muitos feirantes vieram do interior do Estado e passaram a morar nos morros, sobretudo no Morro da Conceição . Como também a Fábrica de Tecidos Othon, mais conhecida por Fábrica da Macaxeira. Esta instalou-se no início do século 20 às margens da Estrada de Ferro do Limoeiro devido à facilidade de transportes de mercadorias e matéria-prima. Em função da fábrica foram criadas as vilas operárias, para instalação dos seus trabalhadores, o que contribuiu bastante para a ocupação da parte norte deste eixo.
A padroeira de Casa Amarela, a Virgem Santa Isabel, era uma capela à subida da Rua Santa Isabel, demolida em 1959. A Santa foi removida para o Alto do mesmo nome.
Existia também no Brum uma antiga capela do Corpo Santo. Quando foi retirado o Altar, se instalou a Sala Telegráfica da Gretueste, com o então prefixo de CS (Corpo Santo). Após a derrubada, a sala telegráfica foi transferida para a Estação Central do Recife.
Resgatando a nossa cultura, não confundir com a então Matriz do Corpo Santo, demolida a 06/03/1913, para a ampliação do Cais e modernização do bairro do Recife.
* Obs.: Não se sabe a data certa da fundação do Recife. Foi escolhido como data, o dia 12 de março de 1537).
** Escritor, poeta e teatrólogo pernambucano.
Ainda não conheço a sua Recife inspiradora
ResponderExcluircolorida e cheia de histórias, mas tornou-se uma
vontade teimosa e um dia, estarei por lá.
Beijão Zé.
Muito obrigado, querida!
ResponderExcluirRecife espera com grande animação...
Beijão