terça-feira, 15 de fevereiro de 2011




Valeu, Ronaldo!

* Por Evelyne Furtado

Atualmente não se concebe inteligência no singular. A ciência ampliou o leque e não se prende apenas ao conceito de inteligência medida em testes. Há muitas aptidões e algumas ainda são subestimadas pelo senso comum.
A propósito de um fato que hoje me emocionou eu falo das múltiplas inteligências de Ronaldo, o Fenômeno.
A mais visível é a ação de neurônios, nervos e músculos que o permitiam prever os movimentos dos oponentes para então arrancar rumo ao gol.
Mas, Ronaldo foi aquinhoado, também, com outras formas de inteligências, expandindo seus limites físicos e emocionais.
Envolvido em situações polêmicas, assumiu algumas atitudes com simplicidade. Recebeu com humildade as inúmeras alfinetadas – e aqui alfinetes são eufemismos.
Hoje ele se despede e como todas as despedidas a sua tem uma nota de tristeza. Fala das dores físicas, do hipotireoidismo, das agressões das quais foi vítima, mas ressalta as vitórias e as alegrias.
Diante de minha inabilidade para escrever sobre futebol, tento um esboço absolutamente dispensável sobre inteligências para justificar porque gosto de Ronaldo. Sentimento não se explica. Mas se porventura existir uma explicação para esse sentimento específico, ele próprio a deu ao dizer que sua carreira foi linda, maravilhosa e emocionante. Deve ser por isso. Valeu, por mais essa, Ronaldo!

• Poetisa e cronista de Natal/RN

4 comentários:

  1. Valeu, mesmo. Tudo o que o Ronaldo fez e também este seu texto, Evelyne. Um beijo pra você.

    ResponderExcluir
  2. Sempre que assisto a um atleta dando adeus
    ao que mais ama fazer sinto bastante. Mas
    saber a hora de parar também não deixa de ser um talento.
    Ele honrou seu compromisso até o fim,´pena
    que não encerrou sua carreira no Flamengo.
    Valeu Evelyne.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Também me vi feliz inúmeras vezes vendo essa sumidade da bola. As quedas e contusões bateram diversos recordes, como também os miraculosos ressurgimentos. Foi uma justa homenagem, Evelyne.

    ResponderExcluir