quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011




A regularidade mensal
é o que se espera dela

* Por Mara Narciso

“O meu sonho é ter uma menstruação bem bonita!”

A aversão às eliminações humanas deve ter feito gente mudar de página e não ter curiosidade sobre o que vem a seguir. “A menstruação é um sangramento funcional da mulher, periódico, porque é mensal e temporário, e inicia-se na menarca e termina na menopausa” (Tratado de Endocrinologia e Cirurgia Endócrina – Victor Coronho e cols). A mulher sadia menstrua todos os meses durante 35 a 40 anos. Para as que não querem menstruar, a medicina tem os recursos dos implantes, das pílulas e das injeções de hormônios.
A menarca, ou primeira menstruação, cuja idade normal de ocorrer é dos 9 aos 14 anos, devido à melhora das condições de saúde coletiva, higiene e alimentação, está vindo mais cedo. Ainda assim, quando os sinais de puberdade acontecem antes dos oito anos, seja mama ou pelo, são sugestivos de precocidade sexual e devem ser investigados e tratados para não comprometerem o desenvolvimento da criança.
Povos primitivos encaminham suas mulheres nesses períodos para o isolamento, e para algumas civilizações, a chegada da menstruação é indicativa de maturidade e deflagra o casamento e o início da vida sexual. Por sua vez os mitos e crendices povoam mentes em relação ao sangramento menstrual, principalmente entre as pessoas de menor escolaridade. Tempos atrás se dizia que se a mulher “naqueles dias” lavasse os cabelos, o sangue subiria para a cabeça, assim como a abstenção de diversos alimentos ditos “remosos”, quando consumidos, poderiam levar a infecções genitais.
Parte das mulheres menstrua seguindo as fases da lua, e começa seu ciclo a cada 28 dias, sangrando de três a sete dias. Outras têm ciclos mais longos ou mais curtos, variando de 25 a 35 dias, sendo considerados normais, desde que se repitam ciclicamente, com poucas variações. A perda menstrual é em média de 60 a 150 ml por vez.
Todos os meses, o útero se prepara, aumentando o aporte de sangue, para receber um óvulo fecundado. Quando a gravidez não ocorre, a parte interna do útero se descama e a mulher sangra.
O uso de absorventes é recente, sendo que antes eram usadas “toalhinhas higiênicas”. A tecnologia vai comprimindo o material absorvente, tornando-o menor e mais eficaz. Por desconhecerem seus corpos, muitas mulheres se negam a usar os absorventes internos, muito práticos, mas que devem ser trocados com maior frequência que os externos, não podendo ficar dentro do corpo por muitas horas devido ao perigo de infecção.
A menstruação normal é um termômetro da boa saúde geral, porque algumas doenças sistêmicas afetam o ciclo menstrual. Por muitos anos ainda, dentro dos consultórios ginecológicos se ouvirá queixas das mulheres em relação às suas perdas menstruais, ou de que estão muitas ou de que estão poucas. Os mais velhos devem se recordar do “Regulador Xavier”, cujo refrão era “excesso, número um, escassez, número dois”.
Outros disparates envolvem o sangramento menstrual. Algumas religiões proíbem o contato sexual durante o período menstrual, no qual a mulher é considerada impura, não sendo também permitida a entrada em lugares sagrados, ou a comunhão.
Nos tempos atuais há quem não entre em piscina, não tome gelado, não ande descalça, não bata bolo (a massa não cresce), entre outras bobagens. Há crenças opostas, nas quais a menstruação é considerada uma fase de purificação, e que a mulher nesse período irradia energia. Hipócrates, pai da medicina, acreditava que, diferente do homem, a mulher menstruava para equilibrar seus líquidos corporais. Poderes sobrenaturais e influência sobre o movimento dos astros já foram atribuídos à mulher, pois o seu ciclo se repetia paralelo às fases da lua. Por outro lado, a gravidez seria impossível, mas se ocorresse, geraria monstros.
A Tensão Pré- Menstrual – TPM, ocorre em metade das mulheres e se caracteriza por irritabilidade, e labilidade emocional, entre outros sintomas. Não se relaciona com alterações hormonais, e não há diferenças entre os hormônios de mulheres que a sentem ou não. Pode melhorar com antidepressivos e começa na segunda metade do ciclo menstrual, melhorando após o início do sangramento.
A desconfiança na mulher, muitas vezes tida como bruxa, vem do fato de ela ter essa hemorragia mensal. Como confiar num animal que perde sangue e não morre? Rita Lee cantou em 1982: “Mulher é bicho esquisito, todo mês sangra, um sexto sentido, maior que a razão”.
Muitas meninas já menstruaram a primeira vez sem nunca ter ouvido falar em menstruação, e quase morreram de susto, achando estar gravemente enfermas, assim, é uma benção poder falar abertamente de coisa de mulher, para todos, e sem vergonha nenhuma.

* Médica, jornalista e autora do livro “Segurando a Hiperatividade”.

4 comentários:

  1. Muito bem, Dra. Mara. Mais um ótimo artigo quebrando falsas verdades e velhos paradigmas. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Passei por essa experiência praticamente sozinha.
    Era extremamente tímida e quando vi que sangrava
    achei que havia me machucado, envergonhada guardei
    para mim a novidade. Os poucos esclarecimentos
    que pude ter, aconteceram bem depois.
    Hoje, acho esse sangramneto uma benção.
    Ótimo texto

    ResponderExcluir
  3. Me lembro bem de quando essa fase começou...mais tarde do que minhas amigas da escola.
    Belo texto, um ótimo tema! Chegou em excelente momento rsss Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Menino e meninas, não sei de onde me surgiu essa ideia, de falar de uma coisa que não se vê escrita por aí. Sabe que no final, achei que ficou até elegante? Obrigada pela atenção da visita e dos comentários, sem contar as lembranças que vieram.

    ResponderExcluir