domingo, 20 de fevereiro de 2011




Por que não votar

Pequenas verdades e grandes mentiras – peça pelo número

* Por Ronaldo Bressane



Porque ninguém me representa – ninguém representa ninguém
Porque a legislação me obriga a votar e eu não faço nada obrigado (a não ser trabalhar)
Porque não dá para acreditar em candidatos de esquerda que fazem aliança com a direita e vice-versa
Porque prefiro atirar pedras a engolir sapos

Porque assim posso criticar ou elogiar qualquer governo com equanimidade
Porque, quando votava, meu candidato sempre perdia (e agora ele pode ganhar)
Porque sou do contra em qualquer situação – “jornalismo é oposição”, urram os dinossauros
Porque tem coisas muito mais interessantes a fazer no domingão

Porque um sujeito não deve ser chamado de cidadão por uma única atitude política
Porque aspiro a virar mártir da causa (quem não vota perde o título e tem seus direitos políticos cassados – por causa disso, não posso tirar passaporte nem sair do país, por exemplo)
Porque sou descoordenado com dispositivos eletrônicos e tenho medo de votar no Maluf sem querer
Porque a zona eleitoral é longe e eu tenho preguiça

Porque não creio no sistema federativo – um senador de SP pode valer o mesmo que um do Acre?
Porque estou cansado de ser enganado e, votando, sei que serei otário de novo
Porque nunca consigo escolher entre o Big Mac, o Quarteirão, o MacChicken e o Cheddar MacMelt
Porque é preciso transgredir algo hoje em dia e o preço do piercing no saco escrotal está pela hora da morte

Porque prefiro exercer minha cidadania de outras maneiras – escrevendo, por exemplo
Porque Foucault ensinou
Porque Proudhon ensinou
Porque Thoreau ensinou
Porque o Profeta Gentileza ensinou
Porque Charles Mingus ensinou
Porque Iggy Pop ensinou
Porque o Escritor da Pedroso ensinou
Porque Noam Chomsky ensinou
Porque o Marquês de Sade ensinou
Porque Nietzsche ensinou
Porque Madame Satã ensinou
Porque Durrutti & Malatesta ensinaram
Porque penso com minha própria cabeça e gozo com meu próprio pau

Porque não
Porque sim.

*Escritor, jornalista e editor. Edita a revista V (www.vw.com.br/revistav) e colabora com várias publicações, como Trip, Vogue e TPM. É um dos co-editores da coleção Risco:Ruído, da editora DBA, e do blog coletivo FakerFakir (www.fakerfakir.biz).

Nenhum comentário:

Postar um comentário