quinta-feira, 27 de janeiro de 2011







Filha do tempo

* Por Pedro J. Bondaczuk


“A verdade é filha do tempo e não da autoridade”. (Berthold Brecht).


O ensaísta Henry David Thoreau constatou, em um dos seus tantos e lúcidos ensaios, que “é preciso duas pessoas para falar a verdade – uma para falar e outra para ouvir”. Ou seja, é indispensável que haja testemunha do que foi dito, para que outros acreditem que não se mentiu (ou se inventou, o que vem a dar na mesma). Isso, quando se trata da revelação (e posterior descrição) de fatos do cotidiano. Imagine o leitor o que ocorre quando se trata de apresentar conceitos abstratos, subjetivos, impossíveis de serem comprovados de forma concreta!
Onde está a verdade? O que ela é? Como pode ser identificada em meio a um emaranhado de dezenas, de centenas, não raro de milhares de versões e de especulações? Existe essa possibilidade de identificação? Não acredito! Não se trata de ceticismo, mas de comezinha lógica. Raciocinemos.
Muitos juram que pautam suas vidas pela verdade, notadamente líderes religiosos, filósofos, ideólogos e afins. Todavia, quando lhes pedem que a definam, se perdem em ambigüidades, elucubrações e vazios lugares-comuns. Tentam, isso sim, impor suas “versões” mediante sofismas e jogos de palavras, quando não através da força. Convencem os tíbios, os néscios e os poltrões. Mas, a rigor, nem eles mesmos ficam convencidos do que apregoam com tamanho afã, embora jurem que sim.
A história está repleta de páginas sangrentas, de violências e de opressão, de pessoas e instituições que tentam impor, a ferro e fogo, as suas “verdades”. E tudo por que? Apenas para manifestarem um suposto poder que, de fato, nada pode contra a força das idéias e, principalmente, contra a morte. Nunca houve, não há e jamais haverá um único homem que seja tão poderoso ao ponto de escapar dessa niveladora de todos os seres viventes.
Todo poder é temporário, pífio, mesquinho e não resiste a um par de anos, não importa quantos, quando não a meros meses, semanas, dias ou até mesmo horas. Quando menos quem julga detê-lo espera, uma doença súbita, ou acidente ou, no pleno gozo da saúde, uma repentina parada cardíaca, reduz esse arrogante e prepotente, que julgava tudo poder, a mera massa de carne fria, inanimada, que começa a cheirar mal poucas horas depois do coração parar de pulsar.
Este é o poder humano?! Que pobre e mesquinho! Por isso, concordo com a afirmação de Bertholt Brecht, quando observa que “a verdade é filha do tempo e não da autoridade”. E isso no que diz respeito àquela meramente factual. A subjetiva, nem mesmo a eternidade pode comprovar. Restringe-se ao movediço terreno das mais variadas especulações.
Ademais, se formos analisar bem, só há uma (e única) verdade absoluta. E mesmo esta, alguns insensatos tentam combater e negar: Deus (dêem o nome que Lhe quiserem dar). Até o mais tolo dos tolos, o mais crédulo e estúpido dos ignorantes, percebe (ou intui) que há uma inteligência superior que rege sistemas planetários, estrelas, constelações, galáxias: o universo.
Tudo o mais não passa de teorias, fabulações e aparências. E, convenhamos, nem tudo o que “parece”, de fato é. Não por acaso a sabedoria popular consagrou uma expressão que, de tanto repetida, se tornou surrado clichê. Não há quem não a conheça. Claro, refiro-me à peremptória afirmação que “as aparências enganam”. E como enganam!
A opção pela beleza parece-me a mais sensata, já que, ao contrário da “verdade”, há um certo consenso em torno dela (embora nunca absoluto). E salvo raras exceções (e estas existem em tudo na vida), dificilmente o que de fato é belo, não é, também, muito bom.
O filósofo Will Durant constata, no livro “Filosofia da Vida”: “A verdade parece algo muito pobre diante da beleza”. Depende, claro, a que verdade o pensador se referiu. Se for a esta, dos homens, não há como discordar. Esta não apenas é pobre, nesta comparação, senão paupérrima, e em seu grau mais superlativo. Prefiro esta que é a prerrogativa dos artistas (e das pessoas criativas). Refiro-me à fantasia, que pode ser ilimitada. Basta que tenhamos disposição e coragem para afrontar sua imensidão.
Criar, criar e criar é o desafio que se impõe ao homem. Não só objetos, posto que, dada sua limitação física, suas possibilidades de criação nesse campo sejam mínimas. Mas no plano espiritual, as possibilidades são quase infinitas. É apenas com esse exercício criativo, permanente, constante, exaustivo, que o homem exerce, de fato, sua humanidade. A isso é que chamo de “Arte”.
A preservação da vida física, óbvio, não é prerrogativa humana. É resquício do instinto de sobrevivência que todo o ser vivente possui, animal ou vegetal. Ademais, é um exercício inútil, face à realidade da morte. O que podemos, com muita sorte, é contribuir, com atitudes sensatas e saudáveis, para uma vida um pouco mais longa, e olhem lá!.
Devemos, sim, lutar para sobreviver, mas em um outro terreno, que não o da matéria. E não acredito numa hipotética sobrevivência da alma (ninguém me demonstrou, com fatos concretos, essa suposta “verdade”). É nosso dever registrar, de alguma forma (qual? Não importa!) que um dia existimos, pensamos, sentimos, tivemos medo, raiva, dor e saudade, mas fizemos dessa traumática "matéria-prima" um universo de sonhos e de fantasia. Pois esta é uma das raras verdades que considero inquestionável (mas que jamais tentarei impor a quem quer que seja).

* Jornalista, radialista e escritor. Trabalhou na Rádio Educadora de Campinas (atual Bandeirantes Campinas), em 1981 e 1982. Foi editor do Diário do Povo e do Correio Popular onde, entre outras funções, foi crítico de arte. Em equipe, ganhou o Prêmio Esso de 1997, no Correio Popular. Autor dos livros “Por uma nova utopia” (ensaios políticos) e “Quadros de Natal” (contos), além de “Lance Fatal” (contos) e “Cronos & Narciso” (crônicas). Blog “O Escrevinhador” – http://pedrobondaczuk.blogspot.com. Twitter:@bondaczuk

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). –
Preço: R$ 23,90.

Lance fatal
(contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro. –
Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internet
WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria – Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.

Um comentário:

  1. Pedro, verdade, beleza, criação, e o que mais? Você nunca escondeu que o motivo da sua escrita é a busca da posteridade. Outro motivo é influenciar pessoas e fazer pensar o que você pensa. Devagar vai fazendo a cabeça dos seus seguidores. E de forma suave, sem imposição nem uso de força de qualquer espécie.

    ResponderExcluir