sexta-feira, 21 de janeiro de 2011




O mentor

* Por Rodrigo Ramazzini



- Róbson!
- Quiéééééé, pai?
- Vem aqui na sala!
- Ah, paaaaai!
- Não resmunga que tu não estás em condições de resmungar. Vem de uma vez...
- Hã?
- O que foi que aconteceu?
- Não sei! O que foi que aconteceu?
- Não te faças de louco. Conta logo...
- Eu não sei de nada...
- Como nada?
- Nada, pai!
- Explica o que acontece. Dá a tua versão dos fatos?
- Não tenho o que explicar, eu já disse...
- Não me faz perder a paciência, Robson!
- Mas, pai! Eu não fiz nada! Já disse...
- Nada?
- Nadinha...
- Então, nossa vizinha Isabel inventou para a tua mãe que vocês desligaram a luz, soltaram o coelho de estimação e atiraram pedras no telhado da casa dela?
- Não sei... Fizeram isso?
- Não me provoca, Róbson!
- Mas pai...
- Nada de “mas pai”! Conta logo...
- Dessa vez eu não fiz nada! Foram os guris... Poxa... O cara é inocente e ficam acusando o cara...
- Sei... Inocente... Sei... Pelo menos agora já temos a admissão da ocorrência do fato...
- É que me contaram...
- Contaram? Sei... Onde tu estavas pela tarde. Posso saber?
- Passei à tarde sentado embaixo da sombra da árvore da casa da Dona Margarida...
- Sei... Que é quase na frente da casa da vizinha Isabel... E tu não viste nada?
- Até vi os guris correndo uma hora lá... Mas nem sabia o motivo...
- Tu achas que eu sou bobo, né?
- Pai, eu já disse! Dessa vez eu não fiz nada! É difícil entender...
- Nada? Sei... Se eu não te conhecesse, eu te comprava... Uma semana de castigo!
- Mas, pai! Por quê?
- Porque sim!
- Por que eu vou ficar de castigo se eu não fiz nada, hein?
- Nada?
- Nada! Foram os guris, poxa! Eu vou ter que pagar pelo que os outros fizeram?
- Está de castigo e pronto. Volta para o teu quarto...
- Meu Deus, pai!
- Vai continuar resmungando?
-Eu não fiz nada!
- Duas semanas...
- O cara paga pelos outros... Isso não é justo!
- Três semanas...
- Poxa!
- Três semanas e cortado o videogame e o computador...
- Nããããooo! Aí não, pai! O que eu vou ficar fazendo trancado dentro de casa, hein? Me diz? Pô, eu não fiz nada meu...
- Nada mesmo?
- Ah...
- Ah o quê? Confessa...
- Ah... Ah... Ah! Eu só dei as idéias! Mas foram os guris que fizeram.

• Jornalista

2 comentários:

  1. Texto leve mas "sacana", muito divertido.
    Gostei muito Rodrigo.
    Abração e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Os chefes são os mentores intelecutais. Sujar as mãos nem sempre é necessário para se fazer criminoso. Autêntico diálogo.

    ResponderExcluir