terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Homossexuais II

*Por José Calvino


Imobiliária Mota Limitada, Parque diversão Copacabana”

O anúncio acima era proveniente de uma transmissão  de um alto-falante dos anos 50, feita pelo português Manuel Mota, que eu como observador  acredito ter sido o primeiro travesti do Recife.  Mota se travestia de mulher tarde da noite, mas durante o dia andava com vestes de homem e era amasiado com Elza, conhecida como a “Rainha da Maconha” do bairro de Casa Amarela considerado na época o maior bairro do Recife.  Muitos se admiraram do meu amigo Azambujanra ter mantido relações sexuais com ela, pois todos nós  sabíamos que não seria fácil enganá-la principalmente sendo ela a “Rainha...”!  Enganando-a, ele ralou vassorinha-de-botão com folhas secas de árvores e fez um pacotinho dizendo que tinha o “Rafael” (era o código dos viciados da cannabis sativa). Nos anos sessenta a maconha começou a proliferar por todo o Recife... Mas, aí já é outra história.     


No ano de 1970, o português Mota viajou para a África, levando o negrinho “Pelé”, ironicamente assim chamado por ser parecido com o então jogador da Seleção brasileira. Ele jogava comigo nas peladas do Campo do Ipiranga e Canto da Vila. Também  servimos juntos ao Exército brasileiro.

Azambujanra jogava muito conosco, e relembrou o fato do Mota ter adotado Pelé como filho e acha ter sido por isso que algum parente dos mesmos teria conseguido o seu endereço de email, já que pelo assunto dá-se a entender tratar-se de um travesti ou coisa parecida. Outrossim, no primeiro email que Azambujanra recebeu, o dito cujo falou na Parada da Diversidade do Recife (2014/2015), que houve denúncias de violência e discriminação vivida por lésbicas, gays, bissexuais travestis e transexuais. As mais comuns foram violações por negligências, torturas e outros tratamentos (sic). 

Confiram e relevem os erros ortográficos que aparentemente, é semi-alfabetizado na língua portuguesa ou se trata de estrangeiro:


“Como vai você? Eu espero que você esteja muito bem e saudável. Minha querida. Estou tão animado para ler de você. meu nome é Miss Grace Kelly, Singular, nunca se casou antes e eu não tenho qualquer criança, eu sou do sul do Sudão, na África. Atualmente eu estou vivendo num abrigo SOS aqui na África Ocidental Dakar Senegal, como resultado da guerra civil no meu país. Meu pai era de Bangalore Índia, enquanto minha mãe era do Sudão do Sul, o meu falecido pai viveu mais de 30 anos no Sul do Sudão, onde eu nasci e cresci.

Eu sou uma garota jovem amorosa bela de 25 anos, eu estou prestes 5'6 "ajuste de altura. Magro, pesando cerca de 65 kg. Meu avô Manuel Mota, era  um empreendedor bem sucedido, ele lidava com imóveis no Nordeste do Brasil. Aqui com ouros e  diamantes antes de os rebeldes atacarem a nossa casa uma noite e matá-lo. Com o tempo mataram o meu pai, a minha mãe e meu irmão mais novo. Eu sou o único vivo da minha família. Pela graça de Deus, então eu fiz o meu caminho para este país onde estou atualmente vivendo como refugiado.

Meu caro, eu estou em busca de amor e de cuidado que eu não conheci por um longo tempo desde que eu perdi a minha família. Tenho a honra de acreditar que no futuro você vai estar ao meu lado e eu vou mostrar-lhe amor incondicional e respeito por todo o meu tempo que eu vou estar com você, querido. Eu quero saber mais sobre você, seu nome real, seu país real, sua ocupação, sua idade seus hobbies... Os meus  são nadar, dançar, cantar, cozinhar, ler, esportes e assistir filmes. Eu quero continuar a minha educação porque eu parei no meu segundo ano na universidade como um estudante de engenharia química antes do trágico incidente, Anexei minhas imagens aqui para a exibição espero que você vai gostar deles. Eu espero sua resposta, tenha um bom dia.
Atenciosamente.
Ms Grace Kelly.”

Caros(as) leitores, não é uma coincidência do seu avô ter o mesmo nome do Mota?, e ele ou ela Grace Kelly?


*Escritor, poeta e teatrólogo.  



Um comentário:

  1. Estrangeiros em busca de amigos no Brasil e outros países mandam essas mensagens padrão com mistura de gênero e palavras ora no masculino, ora no feminino. Isso se deve a um tradutor universal. Mota é apenas uma rara coincidência.

    ResponderExcluir