quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Tarde demais 33 – nunca é tarde demais


* Por Gustavo do Carmo


Cansou de ouvir que não correu atrás das oportunidades. Apolinário perdeu milhares ao longo dos seus 70 anos. Os pais, a irmã e o cunhado já se foram. O sobrinho não fala com ele. Nunca havia trabalhado na vida. Só viveu bem esses anos apenas porque ganhou a herança do pai e recebe a pensão do plano de previdência privada que ele deixou.

Quando tinha 35 anos se entregou ao ócio. Cansou de correr atrás. Cansou de se humilhar para os outros. Entrou em depressão. Tentou o suicídio vinte vezes. Mesmo com dinheiro, não tinha prazer de curtir a vida. Morava sozinho e solitário.

Apolinário também deixou de amar muitas mulheres. Todas por quem se interessava estavam comprometidas. As que se interessavam por ele eram feias. Também cansou de correr atrás. Chegaram a pensar que ela era homossexual, mas era só exigência mesmo. Nunca se casou e ainda era virgem.

Até que foi procurado por uma antiga colega de faculdade de jornalismo, bonita quando jovem, agora já idosa. Ela queria indicá-lo para uma vaga no jornal onde trabalhou por quarenta anos antes de se aposentar. Estavam precisando de um repórter experiente.
— Eu sou experiente só na idade, minha senhora. Nunca trabalhei como jornalista.
— Mas eu já consegui a vaga para o senhor. Não adianta se desvalorizar. O diretor de redação fez faculdade com o meu filho. Indiquei você. Disse a ele que, embora você esteja enferrujado na profissão, escreve muito bem.
– Mas eu sou velho.
— Nunca é tarde demais para começar.

E motivado por essa frase que a sua amiga já dissera quarenta anos antes, Apolinário seguiu para a entrevista. Conseguiu a vaga, mesmo não tendo experiência profissional, mas mostrou ótimo conhecimento da profissão. Só chegou tarde demais no jornal. Na semana seguinte, o periódico fechou.

* Jornalista e publicitário de formação e escritor de coração. Publicou o romance “Notícias que Marcam” pela Giz Editorial (de São Paulo-SP) e a coletânea “Indecisos - Entre outros contos”.
 Bookess - http://www.bookess.com/read/4103-indecisos-entre-outros-contos/ e
PerSe -http://www.perse.com.br/novoprojetoperse/WF2_BookDetails.aspx?filesFolder=N1383616386310
Seu  blog, “Tudo cultural” - www.tudocultural.blogspot.com é bastante freqüentado por leitores



Nenhum comentário:

Postar um comentário