segunda-feira, 15 de agosto de 2016

"Angústia" de Graciliano Ramos

* Por Anamaria Kovacs 


"Angústia" foi o terceiro romance escrito por Graciliano Ramos. Foi publicado em 1936. (Depois de Caetés, 1933 e S. Bernardo 1934).

Nessa obra, Graciliano Ramos emprega técnicas que não havia utilizado até então e conta a história de Luis da Silva, descendente de uma família de fazendeiros que ficaram pobres. Luis decide ir tentar melhorar de vida em uma cidade grande, mas o máximo que consegue é um emprego de funcionário público. Desta forma, Luis passa a viver quase na miséria. Mesmo assim arranja uma namorada, fica noivo e se vê na frustração de ter o noivado rompido. Cai em profundo desespero, o que o leva ao crime e à loucura.

Nessa obra de Graciliano, é o próprio personagem que relata a sua história quando sai da crise nervosa que o acometera após assassinar o rico comerciante Julião Tavares, que havia seduzido sua noiva, Marina.

Logo no início da obra já é possível delinear o perfil de Luis e os motivos para sua depressão mental vão surgindo paulatinamente.

Depois, utilizando um monólogo interior, a historia fica estruturada e é marcada pela miséria física e moral. Luis passa a evocar situações domésticas de sua infância amarga sem o carinho dos pais, a adolescência pobre e cheia de privações, seu fracasso na cidade grande do Rio de Janeiro e sua mudança para o norte do Brasil, Maceió, onde sofreu humilhações e perdeu a dignidade como ser humano, sem ter um ideal.

Como contraste, é mostrada a sociedade burguesa onde saem ganhando os espertos e os medíocres. Uma sociedade onde a desigualdade humana, as imoralidades, as impunidades e as injustiças são os fatores predominantes para o ser humano ser bem sucedido. Luis considera essa burguesia falsa como sendo a responsável pela sua falta de perspectiva de vida.

Como uma forma de libertar-se de tudo que lhe aflige, Luis vinga-se do rival que lhe roubara a noiva e simbolizava tudo o que ele odiava.

A obra é relatada em clima de opressão, com detalhes que levam o leitor a se envolver nas angústias interiores de Luis da Silva.

A técnica utilizada por Graciliano Ramos para narrar fatos é precisa. As frases são curtas e incisivas, o que constitui para dar densidade ao drama humano pelo qual passa Luis. Essa técnica é tida como um dos pontos altos do romance-drama e se torna, de acordo com a crítica, um excelente exemplar da literatura de Graciliano Ramos e brasileira, firmando-a como uma das obras mais importantes da moderna ficção brasileira do Século XX.

* Escritora, jornalista e professora universitária


Nenhum comentário:

Postar um comentário