Aí você descobre
* Por
Marcelo Sguassábia
Aí você descobre,
fuçando naquela velha caixa de boletos religiosamente recolhidos desde 1995,
que é usuário de TV por assinatura já há mais de 20 anos. Aí você descobre,
assistindo a uma matéria em um dos seus 341 canais pagos, que os campeões de
audiência na TV por assinatura são três emissoras abertas: Globo, Record e SBT,
sendo que 60% do total de telespectadores só assistem a esses canais, que
chegariam sem problemas até você com um chumaço de bom-bril. Aí você descobre
que faz parte desses 60%. Ou quase, já que de vez em quando a empregada pede
para assistir a missa no Santuário da Aparecida do Norte, transmitida em canal
fechado. Aí você descobre, para compensar minimamente tanto dinheiro jogado
fora, que o controle remoto lhe dá a espetacular opção de compor uma playlist
favorite channels, o que significa economia de dedão, paciência e pilha do
controle - por não ter que ficar pulando o tempo todo os canais que não quer
assistir (por que você só se deu conta desse macete agora?). Aí você descobre
que esses favoritos são, com muito boa vontade, uns oito. E isso incluindo o
canal de meteorologia e aquele outro de leilão de gado. Aí você descobre que
jamais poderá assinar só esses, pois a operadora não oferece opções de pacotes
customizados. Aí você descobre que esses raríssimos canais a que de fato
assiste estão disponíveis de graça e ao vivo, na internet. Aí você descobre,
ligando para o Serviço de Atendimento ao Consumidor, que o lixo satelital
disponibilizado 24 horas por dia não pode ser cancelado, sob pena de
interromper também o sinal de telefone e a banda larga. Aí você descobre,
fuçando um pouco mais na velha caixa de boletos, que tinha assinado um
"combo" e que os três produtos não são desmembráveis, conforme consta
no rodapé da página 12 do seu contrato. Aí você descobre que essa despesa
mensal de que é refém há 20 anos é tão inútil quanto as cabines de telefone
público de Londres. Aí você descobre que fica eleito o foro da comarca da sua
cidade para dirimir quaisquer dúvidas relativas ao tal contrato. Aí você
descobre que, se fosse 20 anos mais jovem, talvez ainda tivesse saco para
comprar essa briga e tentar se livrar do que decidiu adquirir por livre e
espontânea vontade.
* Marcelo Sguassábia é redator
publicitário. Blogs: WWW.consoantesreticentes.blogspot.com
(Crônicas e Contos) e WWW.letraeme.blogspot.com
(portfólio).
É bom tentar reduzir o custo desses penduricalhos e o melhor, vir nos contar do absurdo que é isso. De minha parte, preciso apenas de um canal durante 40 minutos por dia,somados o almoço e o jantar: Band News. Dispenso todos os demais.
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