segunda-feira, 2 de maio de 2011



A cidade do Recife

* Por Clóvis Campêlo

A cidade do Recife surgiu na primeira metade do século XVI, como porto da vila de Olinda. Antes, era a "Barra do Arrecife", do Diário de Pero Lopes de Souza, de 1532. Posteriormente, veio a ser chamada de "ribeiro do mar dos Arrecifes dos Navios" pelo primeiro donatário da capitania de Pernambuco, Duarte Coelho Pereira, na sua carta foral de 12 de março de 1537.
Em 1548, na pequena e estreita área entre o rio Capibaribe e o mar, onde hoje se situa o bairro do Recife ou Recife Antigo, já existiam muitas palhoças. No início do século XVII, ali foi erguida a Ermida de Santelmo, que depois se transformaria na Igreja do Corpo Santo. Com o passar dos anos, o Povo dos Arrecifes, como era chamada, veio a se tornar o mais importante porto da América portuguesa.
A produção de açúcar, algodão, fumo e pau-brasil da capitania de Pernambuco, assim como as mercadorias que chegavam do Reino de Portugal, chamou a atenção de vários aventureiros. Assim, o pirata inglês James Lancaster, em 1595, dominou e saqueou o povoado. Foram então construídos os fortes para proteger o local, o que não impediu a invasão dos holandeses em fevereiro de 1630 e o seu domínio por 24 anos.
Com a inbasão holandesa e o incêndio de Olinda, em 5 de dezembro de 1631, a povoação foi transformada em sede da administração flamenga.
Durante o governo do conde João Maurício de Nassau, de 1637 a 1644, foram feitos inúmeros melhoramentos, com a construção de palácios, canais, fortes, diques, ruas pavimentadas, pontes e aterros, permanmecendo o seu apogeu até 1654, quando da rendição das tropas invasoras. Consta que existiam no Recife 130 prédios quando da chegada dos holandeses e 300 quando da sua expulsão.
Após a retomada do poder pelos portugueses, o Recife não parou de crescer. Em 19 de novembro de 1709, o povoado foi elevado à categoria de Vila de Santo Antônio do Recife. Em 5 de dezembro de 1823, Dom Pedro I elevou a vila à condição de cidade. Em 15 de fevereiro de 1827, a cidade passou a ser a capital da Província de Pernambuco.
Em 1920, de acordo o censo realizado naquela época, a cidade tinha cerca de 240 mil habitantes. Segundo o IBGE, em 1991, a cidade já alcançara o patamar de 1.311.327 habitantes. Em 2010, segundo o mesmo IBGE, o Recife já possuía 1.537.704 habitantes.
Com uma área de 209 km2, o Recife é hoje uma grande metrópole regional e um dos mais importantes pólos comerciais, financeiros e turísticos do Brasil.




* Poeta, jornalista e radialista de Olinda/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário