sexta-feira, 25 de setembro de 2009




Vide bula

* Por Marcelo Sguassábia

INFORMAÇÃO AO PACIENTE

Estudos atualíssimos, patrocinados por alguns dos maiores nomes da indústria farmacêutica mundial, dão conta de que nada pode ser mais frio e impessoal que bula de remédio. De onde se conclui que sua elaboração, doravante, deve contemplar uma abordagem lúdica e interativa com o usuário, em linguagem simples, objetiva e sobretudo inteligível.Ou seja, a ideia não é que se doure a pílula, mas a bula que a acompanha. Nossa intenção é elevar a temperatura corpórea do paciente, promovendo maior calor humano entre nosso laboratório e o consumidor.

APRESENTAÇÃO

Olá, amigo(a)!! Meu nome é Cilantilopidatreil, e de agora em diante serei seu companheiro inseparável. Estaremos juntos pelo menos 3 vezes ao dia, após as refeições. Tudo bem que você vai ter que me engolir, mas espero que isso não seja motivo para você me partir ao meio.

COMPOSIÇÃO

Letra de Helmut Pfizer. Música de Ed Roche e Sebastian Bayer. Originalmente concebida para execução em Lá Maior, acompanhada ou não pelo Regional do Capsulinha – às segunda, quartas e sextas - e pelo Renato e suas Blue Cápsulas, às terças, quintas e sábados.

INDICAÇÕES

Siga rigorosamente a seguinte orientação médica: na segunda quadra, vire à direita. Ande mais cinco quarteirões e, assim que encontrar a agência do Bradesco, pegue a sua esquerda e vá em frente, até o terceiro semáforo.A farmácia fica bem ao lado da banca de revistas.

AÇÃO FARMACOLÓGICA

Espasmos involuntários nos músculos da face, contrações abdominais de natureza aguda, perda progressiva do fôlego, do senso crítico e do guarda-chuva no cinema, em casos mais graves.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

Cilantilopidatreil não deverá ser administrado simultaneamente com moquecas em geral, pastilhas Valda e lança-perfume de fabricação caseira. A administração pela burocracia estatal também poderá trazer sérios danos ao moribundo, por provocar sonolência excessiva.

REAÇÕES ADVERSAS

Variam de discretas erupções cutâneas até o óbito, relatado em 95,7% dos casos. Por provocar diminuição da libido, o coito deve ser interrompido tão logo se inicie. Raciocínio desconexo, amnésia irreversível e descamação atípica no calcanhar direito foram efeitos detectados nos grupos de controle, durante a fase de testes do produto.

PRECAUÇÕES

Sob o efeito de Cilantilopidatreil, manetas que dirigem máquinas operatrizes precisam ser permanentemente monitorados por familiar responsável, devidamente habilitado e com CNH dentro do prazo de validade.

PACIENTES IDOSOS

Pesquisas recentes constataram episódios de disritmia na bateria da Velha Guarda da Portela.

CONDUTA NA SUPERDOSAGEM

Caso ocorra, seja ela intencional ou acidental, raramente acarreta risco de vida – apenas de morte. Quando associada a depressores do Sistema Nervoso Central, como o álcool e seus derivados, induzir o vômito ou realizar lavagem gástrica, ainda que o álcool em questão seja um Johnny Walker Blue Label.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças, inclusive Melhoral Infantil, e dos hipocondríacos. Conservar em local seco e fresco.

* Redator publicitário há mais de 20 anos, cronista de várias revistas eletrônicas, entre as quais a “Paradoxo”

3 comentários:

  1. Caso a doença física não melhore, o estado mental e o humor, estarão lá em cima. Agora é esperar pela mesma bula versão médico, pois ouvi dizer- no rádio-, que agora é preciso ter duas formas distintas de linguagem para explicar o efeito do remédio. Dentro da sua linha de comunicação, as risadas serão explicáveis e esperadas.

    ResponderExcluir
  2. A inteligência vive nos textos de Marcelo. E não só isso. Criatividade, talento, sensibilidade ... tudo parece convergir para um só objetivo: prazer e diversão ao leitor. E que categoria! Caro mestre, vc faz humor com tal competência que nos tira gargalhadas de situações surpreendentes. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Assino junto, Daniel. Remédio dos bons esse!

    ResponderExcluir