quarta-feira, 26 de julho de 2017

Teorias e especulações sobre o Triângulo das Bermudas.



Muitas tentativas têm sido feitas, sobretudo nos últimos anos, para explicar o que acontece com oa navios e aviões desaparecidos no “Triângulo das Bermudas”, também chamado, pelas sinistras ocorrências na região, de “Triângulo da Morte”. O Dr. Manmson Valentine, por exemplo, tem lá sua teoria, que é abraçada por muitos, mas que não me parece nada lógica. Para esse ilustre explorador, de renome mundial, especialista nas culturas dos aztecas e dos maias, “eles (os que sumiram na área) continuam aqui, mas noutra dimensão, em resultado de um fenômeno magnético que poderia ter sido provocado por um Óvni”. Ora, ora, ora...

Essa autoridade, detentora de um título de Ph.D, é a mesma que investigou o que pode ser a ruína de uma cidade submersa nas proximidades das Bahamas. Para o oceanógrafo Henry White, da Nova University, a explicação pode ser através de causas naturais, de fenômenos atmosféricos ainda praticamente desconhecidos dos cientistas, dada a sua raridade, o que, embora eu não seja especialista na matéria, acho a mais provável.

O cientista reforça sua tese com um detalhe colhido numa mensagem captada de um dos TBMs norte-americanos desaparecidos em 1945. Em determinado instante, o piloto comunicou-se com a base na Flórida por rádio e mencionou as “águas brancas”. Para o oceanógrafo, esse fenômeno é um tipo de temporal característico do “Triângulo do Diabo”. Tratar-se-ia de uma imensa e violenta vaga, com ventos tão desenfreados, que a chuva se misturaria completamente com o oceano revolto, formando algo de tamanha violência que desintegraria facilmente não apenas cinco aviões, mas dez, vinte, cem ou mais. Seria literalmente um encontro das nuvens com as águas do mar, sendo essa força descomunal reforçada por ventos de até 800 quilômetros por hora. É o que meu cunhado, Mauro Lobo, sugeriu que seja uma espécie de “tornado”, mas às avessas. Ou seja, ao invés de “sugar” os objetos para o alto, exerce uma força descomunal contrária, sw cima para baixo, destruindo tudo o que estiver em seu caminho.

Há outras tentativas de explicação seguindo essa mesma linha de raciocínio. Por exemplo, o cargueiro japonês Raifuku Maru, antes de sumir nas águas do “Triângulo”, em janeiro de 1921, conseguiu enviar uma mensagem em código captada por um outro navio que trafegava nas imediações. Esta dizia: “Perigo como punhal agora. Venham rápido”. Depois disso, nunca mais se ouviu falar do Raifuku Maru, que jamais foi encontrado e não se sabe nem qual foi o ponto exato em que desapareceu.

O que significaria esse derradeiro S. O. S desesperado? O que seria o “perigo como punhal”? Um Óvni certamente que não. Afinal, os entendidos no assunto têm descrito esses objetos, que conforme a própria designação, “não são identificáveis”, de várias maneiras, menos desta. Eles são descritos ora como tendo o formato de charutos, ora como o de pires, ora como o de um disco ou com conformações ovais. Como punhais, nunca o foram.

Os meteorologistas levantam a hipótese do cargueiro japonês ter sido colhido por uma das “trombas d’água” devastadoras da região. Elas formam-se de repente, em dias de sol claro, através de nuvens cinzentas que compõem uma linha inicialmente fina no horizonte. Em poucos minutos, concentram-se numa única massa, acentuando a coloração escura. As camadas superiores parecem mesmo atingir a estratosfera, onde se espalham, na forma de uma bigorna.

Quando descem, o efeito é devastador. Muitos navios já conseguiram escapar dessas trombas d’água intactos. Outros tantos naufragaram e foram arrastados para muito longe. O jornalista Richard Winer, em seu detalhado livro “O Triângulo do Diabo” (Editora Record) afirma: “mensuramentos por teodolito documentam evidências de trombas d’água que ultrapassaram 2.400 metros de altura, com chaminés medindo quatrocentos e cinquenta metros de diâmetro...”

Para o paranormal Norman Slater, as pessoas não desaparecem nessa área, são simplesmente presas num túnel do tempo. Ele alega ter tido visões de três “lugares quentes” na costa Leste da Flórida, num raio de vinte milhas uns dos outros. “Há fortes possibilidades de que qualquer navio que se encontre nesses locais desapareça”.

As vítimas ficariam aprisionadas numa espécie de máquina do tempo, um tipo de túnel onde os objetos permaneceriam numa dimensão invisível por determinado período. Slater arremata: “O tempo não é a simples dimensão constante que supomos. Pode às vezes libertar os navios e aviões dessa outra dimensão onde se encontravam suspensos e eles voltarão ao tempo de onde haviam desaparecido. Não quero estar presente quando isso acontecer. Será horrível, pois as tripulações se transformarão em esqueletos”. Ora, ora, ora… Há inúmeras outras teorias tentando explicar o que ocorre no “Triângulo das Bermudas”, nenhuma, no entanto, comprovada cientificamente e que, por isso, seja consensual. Por enquanto... o mistério permanece, desafiando a argúcia e o conhecimento dos doutos homens de ciência.

Boa leitura!

O Editor.


Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk

Um comentário: