sexta-feira, 14 de julho de 2017

Ser uma pessoa de bem não significa somente não roubar ou nem matar




* Por Eduardo Oliveira Freire
 
"A consciência é o melhor livro de moral e o que menos se consulta."
Blaisé Pascal
 
 
Outro dia, assisti ao ID e passava um programa que trazia notícias sobre crimes de internet.
 
No caso que vi, um rapaz se envolveu emocionalmente com uma menina pela Internet. Falavam-se sempre, mas, quando iam se encontrar, ela o evitava. Tinha até um ex-namorado que a perseguia e enviava mensagens ameaçadoras para ele. Com o tempo, o ex saiu de cena por causa do irmão dela.
 
O tempo passou, ela sempre desmarcando com ele. Como o rapaz tinha problemas emocionais, não aguentou a pressão da desilusão e usou drogas até ter overdose.
 
Quando a mãe soube de sua morte, ligou para a garota para comunicar o óbito. Aí, a senhora começou a receber mensagens da suposta mãe da menina que dizia que a filha tinha morrido de overdose. Os policiais que deram a notícia à mãe do rapaz desconfiaram. Depois de investigarem,  descobriram que era tudo mentira.
 
 
Na verdade, era fake de uma garota que fantasiou histórias mirabolantes, para iludir o rapaz. A moça foi processada e teve uma pena leve por falsidade, nem ficou presa.
 
A questão é: ela não  matou o rapaz diretamente, mas, ficou brincando com seus sentimentos. Mesmo não sendo uma assassina, provocou danos. Por isso, precisa-se refletir como agimos com os outros e como sempre ouvi dizer: "Coração é terra que ninguém pisa.".
 
Ser uma pessoa de bem não significa somente não roubar ou nem matar. Isto é básico, não é mais do que obrigação. É necessário buscar a empatia e a ética para não prejudicar ninguém.
 

* Formado em Ciências Sociais, especialização em Jornalismo cultural e aspirante a escritor - http://cronicas-ideias.blogspot.com.br/




Um comentário:

  1. Almas frágeis costumam ser enganadas com maior facilidade, no mundo real e com mais ainda no mundo virtual. Estar alerta nunca é demais.

    ResponderExcluir