terça-feira, 4 de abril de 2017

Equívocos


* Por José Calvino


Por que algumas pessoas dizem que o livro está morrendo e, paradoxalmente, por que a gente escreve?

Dirijo-me, como escritor e poeta independente, aos grupos virtuais do mundo inteiro, que acessam as redes sociais (facebook, etc) com tanta facilidade para dizer tanta besteira, que nos irrita e que com um simples “kkkkk/hehehe... já acham que podem dizer que gostam de ler. Para poder dizer que sou escritor, por exemplo, eu tenho um blog (Fiteiro Cultural), sou colunista do Literário, tenho trabalhos publicados em vários sites, tenho 12 títulos publicados (todas edições esgotadas) e um inédito (vide livrete “Jesus”).

Como todos nós sabemos, alguns internautas encontram sites especializados em e-books que oferecem informações muito utilizados por estudantes, pesquisadores etc. O que eu sei é que muitos não leem livros na Internet e talvez alguns, como eu, imprimam para se livrar da luz da tela por causa da visão. Pode até ser que futuramente muitos livros (os novos) venham a ter sua versão eletrônica. Apesar de tudo isso, eu acho que o livro impresso irá demorar (se acontecer) a desaparecer. Há leitores que são fiéis, acredito que teremos um público ainda por muito tempo, pelo menos é o que venho fazendo no meu trabalho de divulgação. Então, em nome do Fiteiro Cultural e em nomes do Literário: Um blog que pensa e dos escritores e Poetas Del Mundo que gostam de escrever como todos nós aqui escrevemos, quero parabenizar os(as) excelentes colunistas que conquistaram diversos leitores.

Mesmo não tido respondido ainda à pergunta: porque dizem que o livro está pra desaparecer, e nós continuamos a escrever?, a explicação mais plausível e simples que posso lhes dar é a de que, enquanto muitos ficam ligados na Internet sem ler um livro sequer, somente clicando “curtir” e no“kkkk/hahaha...”, nós escritores passamos no teste de aceitação por uma certa quantidade de leitores. Eu acredito no que estou dizendo, acho também que a Internet ajuda a divulgar os nossos trabalhos, conseqüentemente a popularizar o livro.

*Escritor, poeta e teatrólogo pernambucano. Fiteiro Cultural: Um blog cheio de observações e reminiscências – http://josecalvino.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário