terça-feira, 25 de abril de 2017

Muito além de13 razões para viver


* Por Evelyne Furtado
.
O suicídio da adolescente Hannah Baker, na série 13 Reasons Why, e o seu acerto de contas com os responsáveis pelo ato provocam diferentes reações e abordagens. 

A produção trata de temas delicados e fortes. Hannah é vítima deuma série de abusos. Mas não é a única a sofrer. Na escola Liberty são muitas as vítimas de Bulying. 

A Liberty, a sociedade e a família elegem predadores e mártires. 


Todos os abusos merecem ser discutidos. Os que sofrem precisam ser acolhidos. Mas o destino de Hannah é o mais preocupante. A produção foi feita de forma que não houvesse possibilidade de ajuda a adolescente. Em nenhum momento há tentativa de salvar Hannah Baker, simplesmente porque ela não pede ajuda. Tudo ali conspira a favor do ato final contra a vida.

É importante que se diga que havia inúmeras outras escolhas (bem mais verossímeis) para a personagem, porém Hannah foi construída para aquele fim e cumpriu sua sina 
de personagem natimorta. 

Mais importante ainda é dizer aos adolescentes que há muito mais que treze razões para viver. Sempre há um lugar mais seguro para ir, um profissional para ouvi-los, alguém que os ajude a seguir. São inúmeras as suas possibilidades. Há muitos destinos para as suas dores. Múltiplas são as maneiras 
de lidar com aqueles que lhes ofenderam. 

Primordial é escutar o que eles têm para dizer.


* Poetisa e cronista de Natal/RN


Um comentário: