quinta-feira, 27 de abril de 2017

O Temerão



* Por Dom Luiz Carlos Eccel



Você já ouviu falar no "TEMERÃO"? Fique atento! Certamente você já ouviu falar, mas com outras palavras.

Está em andamento o maior projeto de corrupção, armado de forma "legal" no Congresso Nacional, mas encaminhado pelo governo federal. O "TEMERÃO" consiste em assaltar e roubar os trabalhadores (as) à luz do dia e na calada da noite, também. Como se não bastasse a PEC 55, que tirou verbas da saúde e da educação, estão aí as "reformas" trabalhistas e previdenciárias. O "TEMERÃO" vai roubar bilhões dos trabalhadores assalariados, todos os anos, para repassar aos banqueiros,  à elite econômica em geral, e aos seus comparsas. Pior de tudo é que os políticos, ajudados pela grande mídia, que são parte dos beneficiários do roubo legalizado, fazem uma cara de gente boa ao defenderem o "TEMERÃO" pelos meios de comunicação. Dizem que o "TEMERÃO" vai ajudar o povão. Vai ajudar o povão a ficar cada vez mais pobre. O "TEMERÃO" é a grande cartada para o retorno  aos tempos da CASA GRANDE E DA SENZALA. Somos a favor das reformas que façam todos progredir, e não somente alguns. Se hoje o Brasil está entre os países com maior desigualdade social, podemos ficar certos de que com estas deformações, a curto e médio prazo, a desigualdade será ainda maior.


Para serem reformas precisariam ser amplamente debatidas pela sociedade e deveria incluir todas as áreas e categorias, ninguém pode ficar excluído delas. As que estão em pauta recaem somente sobre o povão.

Evidente que já estamos atrasados para nos organizar e nos movimentar. Eu dizia no dia 18 de abril de 2016: “Tomara que os clarões dos fogos da noite de 17 de abril, quando a Câmara Federal aprovou o impeachment, não se transformem em trevas densas para o Brasil, como a desditosa primavera árabe se transformou em rigoroso inverno de dor e sangue, até aos dias de hoje”. Infelizmente o Brasil caminha nesta direção, pois estamos regredindo a passos largos; a democracia respeitadora dos direitos de todos, virou privilégio de alguns.


Porém, dia 28 de abril, a greve geral poderá ser o momento em que os brasileiros não temerão, e dirão um basta a esta série de golpes naqueles que mais precisam de apoio para progredir e não de golpes com reformas para regredir. Fique atento: não é Petrolão, mas sim o “TEMERÃO” o maior assalto de todos os tempos ao povo trabalhador tão sofrido…


* Bispo emérito de Caçador/SC.






Nenhum comentário:

Postar um comentário