quinta-feira, 20 de abril de 2017

Fusão


* Por Pedro J. Bondaczuk


Brasas vivas, chamas purificadoras
que redimem, porém não queimam.
Místicos luminares. Luz que guia.
Domo encantado de sonhos e ilusões.

Minha emoção, de pedra e gelo,
imenso iceberg em mar de tormenta,
mingua, funde-se e se liquefaz:
chamas de vida, de paz e de luz.

Meus sonhos gélidos, múltiplos, neutros,
neves insensíveis e eternas do Himalaia,
confusos, rígidos, mágicos, álgidos,
tornam-se mitos, apólogos e lendas.

Eu e você: improváveis paradoxos,
chama e gelo que se unem e conciliam.
Impossibilidade física se materializa:
é o puro e o impuro a se fundir.

Minha emoção, de pedra e gelo,
é, na verdade, insolúvel contradição.
Hoje é magma, incandescente lava,
ilimitado vulcão em ebulição.

Trago você sempre em meus olhos,
e no coração inquieto, a palpitar,
pois as chamas que emanam do seu olhar
me equilibram, redimem e justificam:
são meu eterno, meu místico luminar.

(Poema composto em São Caetano do Sul, em 30 de junho de 1964)

* Jornalista, radialista e escritor. Trabalhou na Rádio Educadora de Campinas (atual Bandeirantes Campinas), em 1981 e 1982. Foi editor do Diário do Povo e do Correio Popular onde, entre outras funções, foi crítico de arte. Em equipe, ganhou o Prêmio Esso de 1997, no Correio Popular. Autor dos livros “Por uma nova utopia” (ensaios políticos) e “Quadros de Natal” (contos), além de “Lance Fatal” (contos), “Cronos & Narciso” (crônicas), “Antologia” – maio de 1991 a maio de 1996. Publicações da Academia Campinense de Letras nº 49 (edição comemorativa do 40º aniversário), página 74 e “Antologia” – maio de 1996 a maio de 2001. Publicações da Academia Campinense de Letras nº 53, página 54. Blog “O Escrevinhador” – http://pedrobondaczuk.blogspot.com. Twitter:@bondaczuk




Um comentário: