segunda-feira, 18 de julho de 2016

O amor platônico



É curioso que a mais popular menção ao filósofo grego Platão derive de um equívoco de seu pensamento, ou seja, de uma distorção de sua filosofia e não dos tantos e tantos e tantos conceitos que emitiu sobre idéias, alma, divindade, governo que considerava ideal e vai por aí afora, todos polêmicos, mas revolucionários para a época que viveu. Qualquer pessoa medianamente informada já ouviu falar de um tal de “amor platônico”, mesmo que desconheça do que realmente se trata. Muitas delas, inclusive, já viveram esse tipo de experiência, notadamente na adolescência, sem que sequer se dessem conta. Mesmo entre os eruditos há muito equívoco a esse propósito.

A expressão jamais foi usada na Grécia Antiga, nem por Platão e nem por quaisquer de seus inúmeros discípulos através dos séculos. O termo só veio a ser utilizado pela primeira vez – na verdade cunhado, pois até então sequer existia – quase um mil e novecentos anos após a morte do filósofo. Foi apenas no século XV da nossa era.  Curiosamente, porém, é esse tal “amor platônico” que  popularizou Platão (como se vê, à sua revelia), e não seus inúmeros, brilhantes, posto que polêmicos diálogos. A expressão foi criada por Marsilio Ficino. Recomendo ao leitor que busque se informar quem foi e o que fez essa ilustre personalidade.

Trata-se de um filósofo florentino, o maior representante da corrente filosófica que ficou conhecida  como “Humanismo”, cuja filosofia está na raiz do Renascimento. Ficino está no mesmo patamar, portanto, de um Giovanni Pico de La Mirandola. Apesar do respeito que se deve ter pelas idéias desse filósofo renascentista, a expressão “amor platônico” nasceu do que, no meu entender, é um enorme e injusto equívoco: o de que Platão, e antes dele seu mentor, Sócrates, nutriam, por seus respectivos jovens discípulos, uma espécie de paixão homossexual. No que o pensador florentino se baseou para essa ilação? Na biografia dos dois é que não foi. Nenhum dos biógrafos de ambos sequer insinuou essa tendência. Talvez Marsílio Ficino tenha se baseado no fato de Platão não haver se casado e nem deixado filhos. E daí? Conheço dezenas de solteirões convictos e empedernidos que, nem por isso revelam ou alguma vez revelaram a mínima tendência homossexual.

De acordo com pesquisa do IBGE, divulgada em 2013, 48,1% dos brasileiros são solteiros e metade deles não têm planos de se casar. Quer dizer, então, que todo esse contingente tem tendências homossexuais?!!! Ora, ora, ora. Apenas mentes muito maliciosas, possivelmente insanas, fazem esse tipo de ilação. Amor platônico é, na acepção vulgar, a ligação amorosa entre duas pessoas, de “sexos diferentes”, onde não há qualquer tipo de interesse envolvido, sobretudo o sexual. Ademais, esta definição difere da concepção do amor ideal defendida por Platão. O filósofo concebeu esse sentimento como algo essencialmente puro e desprovido de paixões. Entendia que estas são essencialmente cegas, materiais, efêmeras e falsas. O Amor, no ideal platônico, fundamenta-se exclusivamente na virtude, na verdade e na beleza espiritual.

Pode ocorrer entre pessoas do mesmo sexo? Pode e certamente ocorre, e em profusão, mundo afora. Mas não tem nada a ver com o autor de “A República” e com suas idéias. A enciclopédia eletrônica Wikipédia informa a respeito: “Platão defendia que o Verdadeiro Amor nunca deveria ser concretizado, pois quando se ama tende-se a cultuar a pessoa amada com as virtudes do que é perfeito. Quando esse amor é concretizado, não raro aparecem os nativos defeitos de caráter da pessoa amada”. Observo que minha admiração pelo filósofo não me obriga a concordar com todas suas idéias. E não concordo mesmo. Não, pelo menos, com essa. Se todas as pessoas no mundo agissem da forma que Platão propôs, a humanidade há muito estaria extinta. Esse tipo de amor que ele considerava ideal pode ser bonito para fazer literatura, mas é estéril. Para mim, amor verdadeiro envolve tanto o que o filósofo grego considerava sublime e desejável, quanto o aspecto físico, a conjunção carnal, sem a qual ele jamais se materializa e se revela em toda sua grandeza e transcendência.

Além do que, se Platão foi solteiro, Sócrates (seu mestre e mentor) não foi. Foi casado, e por duas vezes. Sua primeira esposa foi Xantipa, com a qual gerou Lamprocles. A segunda mulher foi Mirto, com a qual teve os filhos Sofronisco e Menexeno. No diálogo platônico “O Banquete”, o autor descreve Sócrates numa reunião, em que era a personalidade mais importante entre os presentes. Ele diz, segundo Platão, que na juventude foi iniciado na filosofia amorosa por Diotima de Mantinea, que era uma sacerdotisa. Foi esta que lhe ensinou a genealogia do amor. Por isso as ideias desta mulher estão na origem do conceito socrático-platônico sobre tal sentimento. E estas não tinham rigorosamente nada a ver como homossexualidade.

Boa leitura.


O Editor.

Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk

Um comentário: