Como publicar um livro?
Por Rodrigo Capella
Continua imensa a quantidade de
e-mails que venho recebendo com essa pergunta. Por isso, vou respondê-la
detalhadamente e de uma vez por todas. Atenção: pegue um lápis, um bloco de
anotações e vamos em
frente. Inicialmente , é preciso saber que, no Brasil, existem
dois tipos de editoras: comercial e prestadora de serviço.
Uma editora comercial patrocina o
seu projeto (leia-se livro) e investe em divulgação e marketing para vender o maior número de exemplares possíveis. Já,
em uma prestadora de serviço, o autor arca com todos os custos da publicação.
Quais as vantagens? Uma prestadora de serviço entrega uma considerável
quantidade de livros para o autor, sem que ele precise implorar. Já uma editora
comercial consegue colocar o livro, com mais facilidade, nas livrarias e tem
uma boa distribuição. Pense bem e escolha para qual editora você quer enviar os
originais.
Sempre é bom destacar que uma
editora comercial somente patrocina um livro se ele se encaixa na seguinte
proposta: vende, dá prestígio e aumenta a credibilidade da editora. Por isso,
antes de submeter um livro á avaliação de uma editora, questione se ele
realmente se enquadra no que acabei de expor. Se sim, envie os originais. Se
não, reescreva o livro. É melhor ele ser reescrito agora do que você perder
bastante tempo e dinheiro enviando originais que nunca serão lidos ou
publicados.
A maioria dos livros é recusada
por uma editora comercial porque apresenta, principalmente, falta de qualidade
literária e desacordo com a linha de publicações sustentada pela editora.
Então, pense nisso! Se o seu livro é de poesia, envie para uma editora que
publique esse tipo de livro. Parece óbvio, mas muitos autores costumam errar.
Quando você enviar seus originais
a uma editora, prepare uma boa apresentação do livro, discorrendo
detalhadamente sobre a proposta dele e apresentando argumentações. Prepare
também um currículo, contando sobre as suas experiências profissionais. Imprima
seu livro em folhas brancas e que proporcione boa visualização. Junte todo esse
material, coloque em um envelope e envie.
Não é necessário preparar um
layout diferenciado. Apenas digite o texto no programa word, letra Times New Roman
fonte 12. Evite cores exóticas, dando preferência ao preto. Não prepare
ilustrações ou sugestões de capa. A editora não valoriza esse tipo de trabalho
e poderá, ainda, ficar irritada ao receber vários desenhos junto com o livro.
Também não perca tempo escrevendo a orelha ou a contracapa; isso é tarefa da
editora.
Não esqueça: faça uma bela
revisão no seu texto e ainda contrate um bom revisor. Quanto menos erros o
original tiver, maior será a chance dele ser publicado. Coloque seus dados
pessoais (nome, telefone e endereço) na primeira página do livro para que a
editora possa entrar em contato, enviando uma carta com a mensagem
“infelizmente, a sua obra não se encaixa com a proposta da editora” ou
telefonando para dar o “sinal verde”.
Vale, ainda, uma observação
final: caso sua obra seja escolhida, atente-se ao contrato de edição. Por
exemplo, nele é definido quanto tempo a editora tem para publicar o livro e
quanto você ganhará por preço de capa, normalmente 10%. Discuta tudo o que
estiver escrito, não esqueça de nada. Dessa forma, você evita surpresas e experiências
desagradáveis.
Agora, se você acabou de escrever
um livro e se sente um pouco confuso. Prepare-se para ler as sábias palavras de
Érico Veríssimo: “em geral quando termino um livro encontro-me numa confusão de
sentimentos, um misto de alegria, alívio e vaga tristeza. Relendo a obra mais
tarde, quase sempre penso: não era bem isto o que queria dizer”. Saiba,
portanto, que esse sentimento é perfeitamente comum e não tenha pressa em
preparar um bom material para enviar a editora. Ah! Só faço um pedido: não
esqueça de me convidar para o lançamento do seu livro
(*) Escritor e poeta. Autor de vários livros, entre eles “Enigmas e
Passaportes”, “Como mimar seu cão”, “Poesia não vende”, “Rir ou chorar” e
“Transroca, o navio proibido”, que está sendo adaptado para o cinema pelo
diretor Ricardo Zimmer. Informações: www.rodrigocapella.com.br
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