terça-feira, 27 de dezembro de 2011







Show de luzes da Globo no quartel do Derby para o Natal 2011

* Por José Calvino de Andrade Lima

Em 1898, o então comerciante cearense, Delmiro Gouveia, mandou construir no Derby, o Mercado Moderno. O mesmo foi incendiado criminosamente em 1900 pelos seus então inimigos.
Atualmente, o Mercado Moderno é o quartel da Polícia Militar de Pernambuco, um dos mais tradicionais prédios públicos do Estado. A sua volumetria é composta por uma parte central mais alta, que se destaca do plano da fachada, ladeado por dois corpos laterais de grande extensão. Essa volumetria possui mais de um pavimento e é encimada por um terraço com parapeitos denteados, tais quais os que guarnecem o alto das fortificações ou dos castelos. A cobertura é coroada por uma cúpula octogonal em concreto armado em cujas faces abrem-se portas envidraçadas.
Em 1994 foi tombado pela Fundação de Patrimônio Artístico Cultural de Pernambuco (Fundarpe).
Nesse mês de dezembro, estão sendo exibidas projeções de imagens belíssimas com o teor natalino na fachada do lindo Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco, um verdadeiro show de luzes promovido pela Rede Globo Nordeste.

* Formado em comunicações internacionais, escritor, teatrólogo, poeta, compositor e rei do Maracatu Barco Virado. Como escritor e poeta, tem trabalhos publicados nos jornais: Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio, Folha de Pernambuco e em vários sites... Tem 12 títulos publicados, todas edições esgotadas.

2 comentários:

  1. Zé, acredita que até hoje não fui assistir
    ao show de luzes da árvore de Natal da Lagoa
    Rodrigo de Freitas aqui no Rio?
    Virou atração turística e pra mim perdeu-se
    um pouco do encanto.
    Mas ainda é um belo espetáculo.
    Beijos Zé.
    Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  2. Emocionar não custa dinheiro. Com imaginação e cenário histórico se faz belas imagens. Que os recifenses vejam e apreciem.

    ResponderExcluir