quinta-feira, 22 de dezembro de 2011







A árvore feliz


* Por Gustavo do Carmo


Querida amiga Guirlanda,


No último natal eu passei muito mais feliz. Bem diferente do ano anterior, quando me deixaram sozinha, chorei muito e precisei passar o vexame de ser consolada pelos espíritos das antigas árvores daqui de casa.

Desta vez, não só os meus donos ficaram junto comigo, como também vieram as sobrinhas da senhora da casa, com o filho de nove anos de uma delas, que chegou passando mal e precisou ir para o hospital, deixando o pessoal daqui apreensivo. Cheguei a ficar com medo de o garoto vomitar em mim como aconteceu com uma antecessora minha. Mas as visitas voltaram e, aí sim, pude passar um Natal Feliz.

Acenderam as minhas luzes (que não piscam) e foram colocados vários presentes aos meus pés que só saíram depois da meia-noite. Fizeram um amigo oculto aqui em casa. Outra boa notícia foi que o filho mais novo da casa me fotografou pela primeira vez, atendendo a insistentes pedidos da mãe. A minha colega Mesa de Natal também foi fotografada. E com câmera nova, que o rapaz ganhou de presente.

Só fiquei preocupada em janeiro, quando fui desmontada logo na semana do ano pelo rapaz, que estava muito triste. Eles iam passar o mês inteiro aí em Cabo Frio, mas a senhora levou um tombo e fraturou o ombro e precisou ser operada. O menino ficou desesperado, com medo da cirurgia da mãe que já passou dos setenta anos. Mas correu tudo bem. Ela só passou seis meses fazendo fisioterapia e, graças a Deus, ela e o meu filho, me montaram para mais um Natal.

E ainda acabei de ficar sabendo de uma que me deixou muito feliz: os meus donos vão passar aqui mais uma vez e esperam a visita das mesmas sobrinhas (primas para os filhos) na noite do dia 24, quando eu devo ser acesa. Dois dias depois, mãe e filho viajam para aí em Cabo Frio, onde passarão o ano novo com vocês e a irmã da senhora dona da casa. Espero que este ano corra tudo bem com vocês.


Vou passar o Ano Novo sozinha, mais uma vez, como tem acontecido nos últimos cinco anos, mas já me acostumei. E só devo ser desmontada em fevereiro. Mas isso não é problema. O que importa mesmo é que eu estou feliz e devo passar pelo segundo ano seguido, acompanhado dos meus donos.

Desejo para você um Feliz Natal na companhia dos móveis da sua casa e ótimas entradas de ano novo na companhia dos nossos donos.


Beijos
Árvore de Natal Feliz




Querida amiga Árvore,

Pois é, minha amiga. No ano passado eu não fui pendurada. Fiquei guardada o ano inteiro. Foi a guirlanda da vizinha quem me contou que o menino chegou aqui em casa arrasado com a mãe machucada. Ela ia para aí a pedido da filha que precisava receber uma correspondência, mas o rapaz ia ficar sozinho por uma semana. Talvez até receberia visitas.

Só que, parece que estava até pressentindo, ele decidiu acompanhar a mãe que acabou levando o tombo na rodoviária e aí, sim, ele também precisou ir embora. Só voltaram em junho.

Este ano, me penduraram na porta da cozinha porque compraram uma outra guirlanda. Também ganhei a companhia de um Papai Noel de pelúcia que foi colocado no meio de uma cesta com várias bolinhas e caixinhas de papel embrulhadas como presente, além de uma corrente. Ficou parecendo um pai de santo, mas ficou bonitinho.

Desde 2004 eu também passo o Natal sozinha. A casa fica completamente vazia. É muito triste. Me lembrei do mesmo drama que você passou no ano retrasado. No reveillon, apesar da presença dos nossos donos, eu passo a virada sozinha do mesmo jeito, pois eles vão esperar o ano novo na praia, que é aqui perto.

Este ano, como você disse, espero a vinda da irmã e sobrinha da senhora (tia e prima do rapaz) dona da casa. A cada ano torço para que os nossos donos se mudem para cá definitivamente e, assim, você poderá morar de vez conosco para passarmos o Natal e o Ano Novo juntas, mesmo que tenhamos apenas a companhia dos móveis daqui da casa.

Um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo para você também.

Beijos da sua amiga
Guirlanda de Cabo Frio.



* Jornalista e publicitário de formação e escritor de coração. Publicou o romance “Notícias que Marcam” pela Giz Editorial (de São Paulo-SP) e a coletânea “Indecisos - Entre outros contos” pela Editora Multifoco/Selo Redondezas - RJ. Seu blog, “Tudo cultural” - www.tudocultural.blogspot.com é bastante freqüentado por leitores.

Um comentário:

  1. Ah, se as coisas falassem. Bem diferente essa ideia de árvore falar e ainda mais uma Árvore de Natal, e não uma árvore qualquer.

    ResponderExcluir