sexta-feira, 29 de outubro de 2010


Quando a mente se desarranja

Os desarranjos mentais, tragédia para quem sofre (e para suas famílias também), constituem-se em temas recorrentes, muito explorados em literatura. Há tempos este é um dos meus assuntos preferidos, pelos mistérios que envolve e pelo tanto de preconceito que o cerca. Claro que não estou sozinho nessa fascinação. Embora seja de se deplorar a situação das vítimas desses males, não deixa de ser morbidamente fascinante para quem a observa de fora. Centenas, milhares de poemas, crônicas, ensaios, contos e romances já foram escritos (e certamente outro tanto ainda o será) sobre o que se chama, de forma generalizada, de “loucura”. Esses desarranjos são vários, não um só, e vão desde uma simples neurose, à profunda psicose. Desde uma depressão, que abala a vida de quem a sofre, mas não a alheia da realidade, à esquizofrenia. Mas todos são tratados praticamente da mesma maneira.

O doente mental é, desde eras muito remotas, vítima de incompreensão e de preconceito. Antigamente (mas não tanto assim), passava por terríveis torturas físicas (além das psíquicas inerentes à sua doença). O vulgo entendia que essas pessoas estavam “possuídas por demônios”. O pobre infeliz que “nãqo batia bem da cachola” era acorrentado, levava tremendas surras, pois se acreditava que desta forma os supostos espíritos malignos eram passivos de expulsão e não raro morria nas mãos da turba ignara, vítima desses maus-tratos e agressões. É caso de se perguntar: quem era o louco na história, a vítima ou seus algozes?

Em pleno século XXI, esses doentes mentais continuam sendo tratados, em muitos lugares, de forma tão desumana, indigna e até vil como antigamente. São encerrados em manicômios sombrios, sórdidos e insalubres, dopados com tranqüilizantes que não só os acalmam mas os tornam praticamente “vegetais”, recebem choques na cabeça ou têm partes do cérebro extirpadas (as lobotomias) Etc. e isso mesmo em casos que não comportam internações e que poderiam e deveriam ser tratados ambulatorialmente, e no seio das respectivas famílias. Estas, todavia... os repudiam. Querem se livrar de qualquer jeito deles.

Um dos psiquiatras que mais combateu esses procedimentos absurdos e desumanos para com os doentes mentais – rotulados, todos, genericamente, de “loucos” – foi o escocês Dr. Ronald David Laing, uma das maiores sumidades na matéria do século XX e que morreu em 1989. Ele propugnou, ao longo de toda a carreira médica, que o tratamento mais eficaz para esses pacientes, notadamente para os esquizofrênicos, não deveria ser, jamais, a hospitalização e nem o eletrochoque, mas apenas a comunicação. Mas com uma condição: que essa fosse estabelecida, apenas, quando o doente depositasse plena confiança em seu médico.

Laing escreveu: “Derrubar os muros dos manicômios, lutar contra o feroz isolamento dos doentes, preparar um diálogo possível com os esquizofrênicos, deixá-los ir ao fundo de seus delírios, arriscando-se a que se percam completamente ou voltem curados, recusar soluções efêmeras e opressivas, como os calmantes e os eletrochoques”. Muitos especialistas acataram sua forma de tratamento, advinda de profunda observação, e o índice de cura foi muito alto. Outros... Persistiram (e boa parte persiste), teimosamente, na forma cruel e desumana de tratar os doentes. O médico escocês era, principalmente, especializado em esquizofrenia, doença que definiu assim: “A pessoa que de repente não quer mais corresponder à imagem que sua família ou o meio social lhe impingiu refugia-se no irreal, no imaginário, torna-se um esquizofrênico”.

“Ora”, dirá o leitor, “se o critério for este, então todo o mundo tem um pouco de esquizofrenia”. Quem sabe se não tem, de fato?! O Dr. Laing acrescenta, à guisa de explicação: “Sanidade e loucura são estabelecidos pelo grau de dissintonia existente entre duas ou mais pessoas. O problema está no contexto onde se fazem as coisas: uma mulher que reza fervorosamente no interior de uma igreja pareceria absurda se tivesse comportamento idêntico no meio da rua”.

Sabem o que é mais curioso? É a origem da palavra “louco”. Ela é uma corruptela exatamente do seu oposto, ou seja, de “lógico”. E, de fato, há alguma “lógica” na insanidade mental, posto que distorcida e doentia. Há quem considere, por exemplo, a loucura o antônimo de “racionalidade”. Não é. O Dr. Isaías Pessotti, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, explica porque: “A racionalidade não é a perfeição. Pode ser até a loucura, quando a serviço da violência do instinto”.

Já o filósofo francês, Michel Foucault, no livro “História da loucura”, sustenta a tese que toda pessoa imaginativa tem componentes característicos do desarranjo mental. Exagero, claro. E o Dr. Pessotti explica porque: “Se pessoas rotuladas como loucas foram grandes criadores, trata-se de pessoas muito ativas que, por acidente, ficaram loucas. Ou se trata de pessoas que na situação acrítica de marginalização (como loucas) revelam uma criatividade que a vida ‘normal’ impedia de se ver ou de se manifestar. Mas a loucura não é libertação do espírito. Muito ao contrário. É a escravidão do pensamento”.

Por falar em loucura, um dos livros que mais me impressionaram a respeito é o romance “Onze minutes”, de Paulo Coelho, best-seller mundial, que logo sera transformado em filme. Acho, como Pessotti, uma estupidez a glamurização dos desarranjos mentais, como se se tratasse de alguma virtude, de aptideão ou de cacoete e não de doença. Como acho estúpido, também, decretar a morte em vida de quem passa por esse drama, como se não tivesse cura. Alguns casos não têm mesmo, mas boa parte é caravel com a terapia simples e humana do Dr. Ronald David Laing: a do amor. “Uma palavra pode matar uma pessoa. Uma simples palavra colocada no lugar certo, no momento certo, pode mudar toda uma vida”, observa o ilustre psiquiatra escocês. E pode até curar alguns dos mais sérios desarranjos mentais. O que não podemos, sadios mentalmente ou doentes, é nos isolar e nos trancar dentro de nós mesmos. Porquanto, como o Dr. Laing resume, “pode-se dizer que a loucura é você não ter nenhum amigo”.

Boa leitura.

O Editor.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Editorial muito importante, como sempre... Pedro fala de extremos da loucura:"vão desde uma simples neurose, à profunda psicose. Desde uma depressão, que abala a vida de quem a sofre, mas não a alheia da realidade, à esquizofrenia..."
    Eu tenho um filho que se encaixa nos dois extremos, porque tem sintomas de esquizofrenia e da psicose, cuja carcterística principal é o refúgio no imaginário. Não aceita sua realidade desde a infância, quando a mente é bloqueada, além dos fatores biológicos, claro. A pessoa descola da realidade e acredita fielmente no que imagina: A pessoa que de repente não quer mais corresponder à imagem que sua família ou o meio social lhe impingiu refugia-se no irreal, no imaginário, torna-se um esquizofrênico”.
    Claro que é muito mais complicado que isso.
    Realmente a história registra casos de doentes que por terem uma veia artística muito forte em sua personalidade, canalizaram a loucura para a arte (música, literatura...) e não surtaram. Isso é chamado de Sublimação (um mecanismo mental de defesa). Nâo é o caso do meu caçula.
    Quanto aos tempos dos manicômios, embora hoje em dia estejam mais abertos, a qualidade de assistência continua deplorável. A maioria deles em todo o mundo funciona agora com portas abertas e só em casos extremos o doente fica internado, mesmo assim por poucos dias. Não existe cura e eles dificilmente aceitam tratamento ou reconhecem a doença. Quando muito ao se identificarem com o psicólogo ou psiquiatra, conseguem alguns avanços como tomar direito a medicação para evitar delírios, não beber, etc .
    Poucos são os psicólogos que atendem psicóticos ou esquizofrênicos e até mesmo Freud não acreditava em tratamento para eles. Mas, alguns psicólogos conseguiram e hoje em dia alguns atendem. O psiquiatra, através da medicação e o psicólogo, através da escuta profissional e dirigida, tentam amenizar os sintomas. É o máximo.
    Bom final de semana para todaos,
    Abração do,
    José Calvino
    RecifeOlinda

    ResponderExcluir
  3. A família quer depositar o paciente o mais rápido possível num lugar seguro, antes que ele ataque a si e/ou aos outros. Na vida real o romantismo some. É preciso fazê-lo voltar a realidade o mais rápido possível. O isolamento social não é desejado, mas necessário em muitos casos, e o início do tratamento de fase aguda não conta com a colaboração do doente, que não tem consciência da própria enfermidade. A separação é tênue, entre estar de um lado ou do outro do estado"normal". Após a crise, o indivíduo volta a ser produtivo, mas sempre dá a impressão que houve alguma perda para todos. Falar nisso é uma boa maneira de reduzir o tão arraigado e petrificado preconceito.

    ResponderExcluir