quarta-feira, 25 de maio de 2016

O Parque 13 de Maio


* Por Clóvis Campêlo

Medindo 6,9 hectares, o Parque 13 de Maio foi inaugurado no dia 30 de agosto de de 1939, numa área situada entre os bairros da Boa Vista e de Santo Amaro. Projetado pelo engenheiro Domingos Ferreira, é o maior parque planejado do Estado de Pernambuco e o primeiro parque urbano histórico do Recife.

Consta que a sua construção teve início durante o governo do general Barbosa Lima (1892-1896), com o nome de Jardim 13 de maio.

Antes, porém, consta que vários projetos foram elaborados visando a criação de um parque naquelas imediações. O primeiro deles, em 1860, foi criado pelo engenheiro inglês William Martineau. Adotando um estilo geométrico, no projeto estavam incluídos os jardins da Faculdade de Direito. Era dividido em quatro jardins que se estendiam até a ponte Princesa Isabel.
Em 1875, o engenheiro francês Emile Beringuer também elaborou um outro projeto para o parque, contendo um coreto e um aquário em arquitetura de ferro, assemelhando-se, segundos os especialistas, com o Parc Monceau, em Paris.
Em 1930, o Parque foi reprojetado pela Prefeitura do Recife e inaugurado durante a realização do III Congresso Eucarístico Nacional, realizado na cidade.

Consta ainda que o paisagista Burle Marx também participou da elaboração do projeto dos seus jardins.

Na década de 40, foi construído no Parque o restaurante Torre de Londres, posteriormente desativado e demolido.

Nos anos 50, uma parte do Parque foi utilizada para a construção da Biblioteca Pública de Pernambuco e de quatro escolas públicas.

Nos anos 70, foram feitas várias reformas no local, sendo instalado um mini-zoológico, fontes luminosas, duas esculturas em concreto feitas pelo artista plástico Abelardo da Hora, representando um vendedor de caldo-de-cana e dois sertanejos sentados, tocando viola.

Em 1979, tanto o Parque 13 de Maio quanto a Faculdade de Direito do Recife tiveram os seus sítios declarados como área de preservação histórica.

Nos anos 80, o Parque foi todo cercado por grades, visando a segurança dos seus frequentadores e visando protegê-lo contra as ações de vandalismo que vinha sofrendo.

No Parque, além da grande quantidade de árvores nativas e oriundas de outros países, também podem ser vistas postes de ferro esculpidos com figuras mitológicas, equipamentos de recreação para crianças a adolescentes, bustos de figuras históricas como o de Joaquim José de Faria Neves Sobrinho, um dos fundadores da Academia Pernambucana de Letras, do general Dantas Barreto e do historiador Pereira da Costa.

Em área separada dentro do Parque, no prédio on funcionou a Escola Normal do Recife, funciona hoje a Câmara de Vereadores do Recife.

Na entrada do Parque existe uma placa com a seguinte inscrição: "Este parque, cujo primeiro projeto data de 1865, foi construído em 1939, no governo de Agamenon Magalhães, pelo prefeito Novais Filho, para as solenidades do III Congresso Eucarístico Nacional".

Recife, 2008


* Poeta, jornalista e radialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário