terça-feira, 28 de junho de 2011







Querido diário

* Por Evelyne Furtado

O compositor em tempos de internet.

O poeta nos ofereceu uma nova criação após um estio no gênero e criou uma enorme polêmica. A princípio não o reconheci. Mas era ele em letra e música. Li e reli. Encontrei uma estrofe que lembra o Chico de antes. Achei, também, o verso tão criticado. Foi estranho "ler" o tal amor pela mulher sem orifício. Uma santa? Senti uma pontinha de sarcasmo. Uma crítica do cotidiano, quem sabe.
Li inúmeros comentários na internet. Alguns raivosos, outros com laivos de decepção, uns apaixonados. Li algumas criticas muito fortes e, talvez, sem isenção.
Voltei ao Querido Diário. Ouvi, apenas, e foi melhor assim. Depois uni letra, música e voz. Coisa de fã. Mas ainda não cheguei a uma conclusão.
Intuo que ali se encontra mais um personagem de Chico Buarque de Holanda. Um personagem contemporâneo, vivendo seus dilemas, procurando um significado para vida e debochando dela, da religião e do amor. Alguém entre o ingênuo e o mordaz. Um homem provavelmente vindo do interior, que cria um cachorro e não bate em mulher nem com uma flor, mas que gosta de ver a dele chorar. Pronto, se não acertei, eu mesma criei um novo tipo a partir de Chico Buarque. Creio que ele cumpriu sua parte mais uma vez. Agora é ouvir mais, pois música tem um efeito diferente ao longo do tempo e as dele parecem melhorar com os anos.

• Poetisa e cronista de Natal/RN

4 comentários:

  1. Oi, Evelyne. Sei que a música está na internet, mas ainda não ouvi. Agora, com essa sua falta de opinião formada, fiquei ainda mais curioso. Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Coisas da internet, Marcelo.É no mínimo uma experiência diferente ler a letra antes de ouvir a música. Não formei opinião, mas formei um personagem e compartilhei a sensação. Obrigada, meu amigo. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ainda não vi nada dessa nova personagem de Chico, que, como as outras ficará na história. Mulher sem orificio seria algo ligado ao sexo virtual? Vou procurar. De todo jeito, ouvirei antes de opinar, pois o seu texto foi misterioso e cheio de suspense.

    ResponderExcluir
  4. Procure, Mara. Como disse antes foi esquisito ter contato com Querido Diário através da net. Uma experiência nova. Beijos e obrigada, amiga.

    ResponderExcluir